A estrela dos 300 anos da Cervejaria Belhaven

Boxer lança cerveja especial de aniversário no Brasil, a Belhaven 1719 Pale Ale

Cerveja será lançada oficialmente com uma festa no O'Malley's Bar, em São Paulo, nesta quinta-feira, 24 de outubro (Foto: Divulgação)

Cerveja será lançada oficialmente com uma festa no O'Malley's Bar, em São Paulo, nesta quinta-feira, 24 de outubro (Foto: Divulgação)

Em 2019, a Belhaven completa 300 anos. Ela é a cervejaria mais antiga da Escócia ainda em atividade, sendo referência mundial em estilos de cerveja escoceses. Para que o público brasileiro também compartilhe da comemoração, a Boxer do Brasil está trazendo para o país a cerveja especial do aniversário, a Belhaven 1719 Pale Ale. Ela fez a pré-estreia no Mondial de La Bière do Rio de Janeiro em setembro e agora será lançada oficialmente com uma festa no O'Malley's Bar, em São Paulo, nesta quinta-feira, 24 de outubro.

Criada este ano para celebrar o aniversário, a Belhaven 1719 leva o ano da fundação da cervejaria no rótulo. A cerveja mistura o equilíbrio clássico das Pale Ales britânicas com lúpulos modernos, um para cada centenário completado: Centennial, Mandarina Bavaria e Galaxy. De cor âmbar brilhante, ela traz aromas e sabores de grapefruit, maracujá, melão, papaya e suave floral. O malte se apresenta levemente tostado e como caramelo, com corpo leve e final seco, como pede o estilo.

Com 4,5% de álcool, é bem versátil na harmonização, podendo ser usada em diversas ocasiões. Combina bem hamburger, comida mexicana e queijos semi macios, seja de sabores amendoados, como Emmental, ou Cheddar. Carnes grelhadas, como mignon, também fazem um bom par. Entre os doces, opte pela torta de maçã.

A cerveja já está disponível para o mercado brasileiro, mas apenas em versão barril.

Festa

A festa oficial de lançamento da Belhaven 1719 será nesta quinta-feira (24) no O'Malley's Bar (Alameda Itu, 1529), em São Paulo. O evento terá a banda Saint Andrew Society Pipes and Drums (música escocesa) The Black Souls (rock & groove) e DJ Maia 89 FM (rock & groove). A entrada custa R$ 15, que são revertidos consumo para quem sair até 23 horas. Depois desse horário, a entrada é R$ 19 não revertidos em consumo.

A Boxer importa e comercializa cervejas e produtos relacionados desde 1999. Sediada no bairro paulistano da Mooca, ela atende em todo território nacional por meio de venda própria, representantes comerciais e pelo seu site boxerbeers.com. É importadora exclusiva de produtos das marcas britânicas Belhaven, Fuller’s, Greene King, além da belga De Brabandere.

A Belhaven, em tradução livre, significa “baia bonita”, foi fundada em 1719 por John Johnstone na costa de East Lothian, a apenas 46 quilômetros a Leste de Edimburgo. Ela fez história na cidade de Dunbar por sempre utilizar malte de alta qualidade da Escócia. Em 2015 foi adquirida pela inglesa Greene King e hoje 30% da produção é exportada para outros países. Em novembro de 2018 a Belhaven foi eleita a Exportadora do Ano pelo Scottish Beer Awards.