Uma típica refeição em Londres: cerveja, sanduíche tradicional e outros quitutes
/Um passeio pela versatilidade de sabores e origens que se reflete na culinária da capital britânica
Londres é uma cidade extremamente cosmopolita. Sua versatilidade e globalização se reflete muito na culinária: basta um pequeno passeio para avistar restaurantes e bares de praticamente todas as principais cozinhas do mundo.
No entanto, em uma viagem à capital britânica, o turista tem obviamente várias opções ótimas para provar um pouco da culinária local. Com pratos que normalmente são à base de embutidos e fritura, a cozinha de Londres tem opções interessantes para quem não liga para uma refeição calórica.
Tudo começa pelo café da manhã inglês
Se no Brasil normalmente a preferência é por frutas e pães pela manhã, os ingleses normalmente gostam de um “fry up” — café da manhã altamente baseado nos alimentos fritados. Logo pela manhã, um bom “full english breakfast” que se preze tem ovo frito, tomate frito ou grelhado, bacon, feijão assado e torrada. Tudo acompanhado por bebidas tradicionais como café ou chá.
É claro que nem todos dão conta de um café da manhã inglês que normalmente é muito calórico, mas para quem está a fim de uma experiência completa, vale a pena tentar pelo menos uma vez.
O bom e velho fish and chips
Quando o assunto é a culinária inglesa, o fish and chips é um dos pratos mais tradicionais e típicos de todo o país. Receita muito antiga e que data há séculos de existência, ela consiste em batata frita acompanhada com peixe empanado, frito e normalmente temperado com sal e vinagre de malte.
Esse prato é tão tradicional na Inglaterra que estima-se que 382 milhões de fish and chips são comercializados anualmente no país, o que torna esta iguaria uma das mais populares de toda Europa.
O sanduíche foi criado na Inglaterra e por meio de uma história muito curiosa
As comidas rápidas, chamadas de culinária de rua, são muito tradicionais em Londres. Além do fish and chips, iguarias como cornish pasty (semelhante a um pastel) e scones (biscoitos acompanhados por geleias ou manteiga) também são bem populares. Além deles, claro, a opção de um bom e calórico sanduíche marca presença em praticamente qualquer restaurante da cidade.
Como nota de curiosidade, vale citar que o nome do tradicional sanduíche de Londres é em homenagem a John Montagu, conhecido como o Conde de Sandwich, deu o nome ao prato por ele ter popularizado a prática de comer carne entre fatias de pão como uma estratégia para manter as mãos limpas e não sujar as cartas de cassino. Seu nome de nobre, então, foi para os dois pães com recheio no meio.
Montagu foi um membro da realeza britânica e viveu entre 1718 até 1792. Como personalidade importante do serviço militar, posteriormente ele ficou mais conhecido por ser o inventor do jeito tradicional de comer sanduíche.
Bangers and mash é uma pedida certa para o almoço
Prato típico inglês, o bangers and mash é amplamente consumido no almoço pela população local. Composto principalmente por salsichão e purê de batatas, ele pode ser encontrado em diversas versões. Normalmente o bangers and mash tem salsicha apimentada e acompanha ervilhas, molho de cebolas e outras iguarias. Por conta de sua constância, ele é amplamente consumido durante o inverno e pode ser feito rapidamente à base de salsicha com purê industrializado.
Na hora do pub, o que não falta são as variedades nas cervejas
Quando o sol se põe, não há lugar melhor para relaxar e curtir a noite em Londres do que em um tradicional pub. Lugares como The Grenadier, The Phene, The Orange, Pub in the Park e tantos outros são muito populares na capital britânica.
Na aba das cervejas tradicionais de Londres, a variedade é enorme. Uma das mais famosas é certamente a Batemans Victory Ale. Cerveja que já esteve na lista das 50 melhores do mundo, ela se destaca pelo sabor frutado e amargor vívido com aroma intenso.
Outra muito boa que geralmente é servida nos pubs londrinos é a Bombardier. Conhecida também como a “bebida da Inglaterra”, esta cerveja de estilo Premium Bitter tem características cítricas e um pouco ácida.
Caramelizada e com 5,2%Vol, a Bombardier é uma pedida certa para quem procura uma tradicional cerveja inglesa.
Mais uma cerveja boa para tomar em Londres é a Fuller’s London Pride. Considerada também como uma das mais populares da Inglaterra, ela tem aroma que realça o floral do lúpulo. Fabricada desde 1950, tem carbonatação um pouco abaixo das cervejas tradicionais — também vale citar o amargor limpo e balanceado.
Para encerrar uma pequena lista de algumas das várias cervejas tradicionais que são consumidas em Londres, a Guinness não pode deixar de estar presente. Cerveja irlandesa, ela é muito presente nos pubs da capital inglesa.
É verdade que a Guinness tem outras versões, como por exemplo por exemplo a Blonde American Lager, que foi introduzida em 2014 visando ao público estadunidense — no entanto, a versão mais consumida e tradicional é a de coloração escura.
A Guinness Draught Stout é considerada a Stout mais vendida do mundo. De coloração escura e densa, ela foi introduzida ao mercado em 1759 e é vendida em basicamente qualquer pub de Londres.