Cruls relança premiada cerveja com limão e cúrcuma

Catharina Sour é medalha de ouro no Concurso Brasileiro de 2021

No relançamento, cerveja ganha novo visual (Foto: Divulgação)

Atualizada, 11/5/2022 15:12

Depois de um ano e meio do primeiro e, até então, único lote, a Cruls Cervejaria (DF) relança a Catharina Sour Limão & Cúrcuma, cerveja que conquistou medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas 2021 em Blumenau, principal competição cervejeira do Brasil. A cerveja volta com nova identidade visual e disponível em lata e em chope.

Catharina Sour é o primeiro estilo brasileiro reconhecido em guias internacionais de cervejas. Na primeira edição, a Limão & Cúrcuma foi lançada dentro do projeto I Remember My First Check-In, elaborado em comemoração ao aniversário de 10 anos da rede social cervejeira Untappd. Assim como no primeiro lote, foi utilizada uma mistura de limão e cúrcuma elaborada pela Sucopira, empresa do DF especializada em sucos naturais.

Ao comentar o retorno da Catharina Sour Limão & Cúrcuma, Pedro Capozzi, sócio-fundador e gerente de operações da cervejaria, explica a tomada de decisão por incorporar ela ao portfólio sazonal da Cruls:

“Ao pensar nas relações estabelecidas entre cervejaria e consumidor final, podemos dizer que, na Cruls, temos dois processos de inovação: ou vem de dentro para fora, ou vem de fora para dentro. No caso dessa cerveja, veio da nossa própria equipe que, junto à Sucopira, desenvolveu uma cerveja que conquistou uma das nossas mais importantes premiações e que teve ótima aceitação do público. Levando isso em consideração, decidimos inserir ela às nossas produções periódicas como fazemos com a Gose Alecrim & Tomate e Berliner Weisse Café.”

Marcos de Paula, gerente de inovação e qualidade da Cruls, corrobora com Capozzi e acrescenta que, apesar de ter sido pensada para ser um lote único, a partir das provas e testes da cerveja ainda nos tanques de fermentação e maturação, a equipe já sabia que seria um rótulo com potencial de retorno ao público.

“Assim que fizemos os testes da adição do limão e da cúrcuma à base de cerveja ácida que havíamos preparado para o projeto do Untappd, ficamos muito contentes com o resultado. Ali, já sabíamos que era uma cerveja que precisava voltar. Tivemos ainda a confirmação de que se tratava de um produto sólido quando recebemos medalha de ouro na maior e mais importante competição cervejeira do Brasil. Para este lote, fizemos alguns ajustes finos e deixamos um balanço mais equilibrado dos adjuntos. Na minha visão, este lote é superior ao primeiro. Ela está memorável”, comenta.

A Catharina Sour Limão & Cúrcuma

Teor alcoólico: 4,8%

Amargor: 6 IBUs

Descrição: acidez moderada/alta, características cítricas por conta da adição de limão, condimentadas e terrosas graças ao uso de cúrcuma, ingrediente que também influencia a coloração da cerveja. É refrescante, leve, fácil de beber, mas complexa e intensa.


Serviço

  • O quê: lançamento Catharina Sour Limão & Cúrcuma, disponível em chope e em lata 473ml
  • Quando:
  • Onde: no site da Cruls e no Cruls Boteco (comercial da 413 Norte)