Cerveja com ostra: Proa lança 'Oyster Stout' baiana

Lambreta Stout é a colaborativa da Proa Cervejaria com o Boia restaurante

A Lambreta Stout da Proa é uma cerveja que levou no processo de fabricação 900 lambretas recolhidas pelos pescadores de Água de Meninos (Fotos: Divulgação)

Para celebrar o primeiro ano do restaurante Boia Cozinha do Mar, a Proa Cervejaria acaba de lançar uma cerveja colaborativa, fruto de uma parceria com a mestre-cervejeira Débora Lehnen e o chef Kaywa Hilton. Batizada como Lambreta Stout, a cerveja é uma versão baiana do histórico estilo “Oyster Stout”.

Segundo o especialista em cerveja Michael Jackson, a primeira Oyster Stout ganhou esse nome por causa de um festival de ostras organizado pela Colchester Brewing Company por volta de 1900 na região do rio Colne, na Inglaterra.

Ostras na produção da cerveja

A Lambreta Stout da Proa é uma cerveja que levou no processo de fabricação 900 lambretas recolhidas pelos pescadores de Água de Meninos, diretamente da Baía de Todos os Santos, em Salvador.

“Não esperem o sabor da lambreta na bebida, e sim, uma mineralidade que faz dessa cerveja um líquido perfeito para harmonizar com a própria lambreta”, destacou Débora.

A nova colab da Proa com o Boia está disponível nos bares da marca em Salvador: no bairro da Pituba, na Praia do Forte, e no bar da fábrica no município de Lauro de Freitas, além de PDVs parceiros.