Como harmonizar cerveja que leva café

Professor da Academia da Cerveja, da Ambev, usa a Colorado Demoiselle, uma Porter

A Demoiselle, uma Porter, traz em sua receita café selecionado da região da Alta Mogiana (Foto: Divugalgação)

No dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café. Com o Brasil sendo o maior produtor e o segundo maior consumidor, não faltam motivos para desfrutar a bebida em diferentes turnos: seja na primeira refeição do dia, seja durante o horário de trabalho, seja na hora do brinde, com uma cerveja que leva café entre os seus ingredientes. Segundo Alexandre Esber, professor e gerente da Academia da Cerveja, da Ambev, a combinação entre as duas bebidas gera uma experiência intrigante.

O café e o malte, que é um dos ingredientes da cerveja, são submetidos a um processo de secagem ou torrefação dos grãos, proporcionando-lhes semelhanças no sabor e resultando em uma fusão marcante.
— Alexandre Esber, professor e gerente da Academia da Cerveja

Para quem deseja experimentar um rótulo com essas características, a indicação de Esber é a Demoiselle da Colorado, cerveja escura do estilo Porter, do portfólio da Ambev. Além do malte e dos demais ingredientes tradicionais, traz em sua receita café selecionado da região da Alta Mogiana. "Para garantir que o café adicione à cerveja suas melhores características, é feita uma extração a frio dos aromas e sabores desse café usando a própria cerveja já maturada momentos antes do envase", explica o especialista.

Já para quem quer harmonizar essa cerveja, Esber dá duas sugestões de sobremesas:

Demoiselle + Brownie - Além da semelhança dos sabores que remetem a chocolate e cacau, o amargor proveniente da torra do café e malte da cerveja ajuda a equilibrar com o dulçor do brownie.

Demoiselle + Doce de leite - Essa é uma harmonização que contrasta pelo doce da sobremesa e o amargo da cerveja, mas também por complementação, à medida que um agrega ao outro seus sabores e intensidades. Na boca os sabores da cerveja e do doce leite irão formar um terceiro sabor que lembra café com leite ou até mesmo capuccino.

Além disso, para aqueles que desejam explorar ainda mais o mundo da harmonização, a Academia da Cerveja oferece experiências de degustação e cursos especiais em seu site.