Cervejarias de 10 Estados fazem lançamento simultâneo de Catharina Sour
/Com variações de mais de 30 frutas, 1º estilo brasileiro inspira novidades em todo o país
Atualizada, 19/1/2022, 8:47
Cervejarias, bares, restaurantes e consumidores apaixonados pela bebida têm, nesta quarta-feira (19), uma missão: apresentar a Catharina Sour para quem ainda não a conhece. O primeiro estilo brasileiro de cerveja é tema do maior lançamento simultâneo já realizado no país, com 64 marcas utilizando a mesma data e mesma identidade visual para apresentar os seus produtos.
As cervejarias estão localizadas em 10 estados diferentes: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As marcas estão localizadas em 46 cidades. Juntas, elas produzem mais de 1,6 milhões de litros ao mês. Todas serão apresentadas no @todacerveja.
A lista de frutas que as cervejarias participantes escolheram também é extensa. Entre elas estão: abacaxi, acerola, amora, araçaúna, butiá, cacau, café, cajazinho, cupuaçu, framboesa, goiaba, graviola, jaca, jabuticaba, variedades de laranja e limão, mamão, manga, maracujá, mirtilo, morango, pêssego, pitaya, seriguela, tangerina, variedades de uva e uvaia. Especiarias e outros itens como casca de laranja, capim cidreira, matcha e tomilho também fazem parte das combinações.
Em dezembro de 2021, a Catharina Sour foi incluída definitivamente no guia do Beer Judge Certification Program (BJCP), principal norteador de estilos da bebida no mundo. De acordo com o BJCP, a Catharina Sour é uma cerveja refrescante de trigo, ácida e com frutas que normalmente apresentam um perfil tropical. Tem um corpo leve e a graduação alcoólica contida. No aroma, a fruta é identificada de forma imediata e a coloração também muda de acordo com a variedade selecionada. Especiarias, ervas e vegetais podem complementar a receita.
Movimento Toda Cerveja
Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).
A primeira ação realizada pelo Movimento Toda Cerveja foi o Bitter Day, em setembro de 2021.