Cervejarias Cruls e Zanadu lançam Caminho do Viajante

Imperial Stout de 9,8% de teor alcoólico com nibs de cacau da Bahia adota cold brew no processo

O cacau é oriundo de Uruçuca, na Bahia, torrado especialmente pela Rubato Chocolate; e cold brew, extração a frio feita a partir de um café da região das Matas de Minas (Foto: Divulgação)

Em colaboração inédita, a Cruls Cervejaria e a Cervejaria Zanadu lançam a cerveja Caminho do Viajante, uma Imperial Stout de 9,8% de teor alcoólico feita com adição de nibs de cacau da Bahia e de cold brew (café extraído a frio). Marcos de Paula, gerente de inovação e qualidade da Cruls, explica que essa cerveja é fruto de um desejo antigo de colaboração com entre as cervejarias do DF e que as conversas já haviam sido iniciadas há meses entre Daniel Ribas, cervejeiro e sócio proprietário da Zanadu, e Pedro Capozzi, gerente de operações e sócio fundador da Cruls.

"Depois de debater a respeito das possibilidades de estilo dessa colaboração, chegamos ao consenso de fazer uma Imperial Stout. Foi bem legal porque o Daniel já tinha uma receita base bem interessante de IS, então basicamente lapidamos ela e acrescentamos alguns outros elementos, buscando ampliar a complexidade da cerveja", comenta.

Os outros elementos usados na Caminho do Viajante mencionados por Marcos são: cacau, oriundo de Uruçuca, na Bahia, torrado especialmente pela Rubato Chocolate; e cold brew, extração a frio feita a partir de um café da região das Matas de Minas (MG), cujo preparo foi realizado pela barista Mariana Mesquita, do Bike Brew. Daniel Ribas, cervejeiro e sócio proprietário da Zanadu, comenta que a Caminho do Viajante traz tanto elementos sensoriais clássicos e modernos desse estilo de cerveja, com características que podem ser situadas na fronteira desses dois universos.

"Nós miramos em algo que ficasse no limite de uma Pastry Stout (categoria que mimetiza sobremesas) e de uma Imperial Stout clássica. Por isso, optamos por adjuntos mais tradicionais, de certa forma, como cacau e café, para atingir um perfil mais equilibrado, sem ser uma bomba de açúcar. Desse modo, conseguimos alcançar um conjunto moderno, mas com drinkability (facilidade de beber) mais alta, algo que remete a exemplares mais clássicos”, explica.

Novidade está disponível no Cruls Boteco, na Zanadu e nos sites de ambos (Foto: Divulgação)

A Caminho do Viajante já está disponível no Cruls Boteco ( CLN 413, bloco D, loja 15 – Asa Norte, Brasília/DF, de quarta a sábado, das 16h à 0h), na Cervejaria Zanadu (SOF Norte, quadra 2, bloco A, loja 19, aos sábados, das 12h às 22h) e no site de ambas as cervejarias: loja.crulscervejaria.com.br e cervejaria-zanadu.lojaintegrada.com.br