Breweria, um software brasileiro para cervejeiros artesanais
/Editor de cerveja lançado neste 16 de setembro é dedicado aos cervejeiros iniciantes e intermediários
Insumos comprados, utensílios organizados e muita vontade de fazer cerveja. Assim pode começar uma excelente experiência cervejeira, mas para que ela fique perfeita é preciso fazer o cálculo certo. Pensando nisso, dois apaixonados pelo universo da cerveja caseira criaram em 2019 a startup Breweria, que nesta quarta-feira (16 de setembro) lança um editor de cerveja dedicado aos cervejeiros iniciantes e intermediários. A ferramenta promete facilitar a vida de quem faz cerveja em casa, de forma simples, intuitiva e aumentando a eficiência na compra e uso dos insumos.
Para Andreo Pina, um dos idealizadores da startup, a ideia era criar uma ferramenta de cálculo voltada ao público brasileiro, que até então contava, em sua maioria, com softwares norte-americanos complexos e com layout ainda da década de 1990.
“Nossa ideia era criar uma ferramenta simplesmente acessível, com uma interface moderna, que fosse de fácil compreensão para o público iniciante e que também atendesse ao público em estágio intermediário. Tudo isso com uma excelente relação custo-benefício e em moeda nacional”, explica Andreo, diretor Financeiro e sócio-fundador da Breweria.
Além de um editor completo de receitas, desenvolvido para o mercado nacional, o software Breweria pretende ser o elo entre cervejeiros caseiros que queiram trocar ideias, experiências e conhecimentos de forma colaborativa. Com receitas personalizadas e uma interface intuitiva, a ferramenta passou por vários testes durante 12 meses até chegar no formato de lançamento e ainda possui um calendário intenso de inovação e desenvolvimento para os próximos meses. Ao se cadastrar no site, o usuário irá acessar uma variedade de receitas previamente elaboradas, que servirão de modelo para construir as suas próprias. Os usuários também poderão escolher se querem ou não compartilhar suas receitas com os demais usuários da plataforma.
De forma geral, os modelos matemáticos dos cálculos para fazer cerveja caseira são variados. Durante as pesquisas para desenvolvimento da plataforma, a busca foi por modelos matemáticos que pudessem estimar com maior precisão os cálculos, principalmente no amargor da cerveja que, se calculado de maneira incorreta, pode arruinar horas de trabalho e dedicação.
De acordo com Thiago Coutinho, cervejeiro com formação pela Instituto da Cerveja Brasil e Universidade de Weihenstephan, na Alemanha, e diretor Comercial e sócio-fundador da Breweria, a fórmula foi cuidadosamente escolhida:
“Optamos por utilizar uma fórmula mista, baseada na metodologia Tinseth, com modelos matemáticos integrais que preveem o decréscimo de temperatura e calculam a isomerização dos ácidos alpha’s a cada segundo.”
Assim surgiu um dos principais diferenciais de mercado apresentado pela plataforma e, então, o cervejeiro pode estimar o quanto as adições tardias de lúpulo contribuem para o amargor da cerveja. Esta formula é ideal para a elaboração de receitas de New England IPAs e semelhantes.
A Breweria oferece dois tipos de planos de assinatura acessíveis aos usuários: o Anual, com custo de R$ 75 ao ano e o Mensal, que tem as mesmas funcionalidades e custa R$ 7,50 por mês. No entanto, é possível experimentar a ferramenta de forma totalmente gratuita durante duas semanas antes de fechar a compra e sem a necessidade de cadastrar o cartão de crédito.
Para marcar o lançamento da plataforma, a Breweria produziu um vídeo que pode ser acessado nas redes sociais da marca no Instagram e no Facebook.