Petrópolis em clima de Bauernfest é opção no feriado

Festa germânica convida a passar o fim de semana prolongado na serra fluminense

A Bauernfest vai até 30 de junho, com atrações espalhadas pela cidade de Petrópolis (Foto: Divulgação)

A Bauernfest vai até 30 de junho, com atrações espalhadas pela cidade de Petrópolis (Foto: Divulgação)

Mesmo que oficialmente a Bauernfest dê uma pausa na programação em Corpus Christi, quinta-feira (20), Petrópolis (RJ) é uma opção tentadora para quem preza uma festa germânica. É uma opção para aproveitar o feriado prolongado. A 30ª Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, foi aberta na sexta-feira (14). A programação será intensa no fim de semana e continua até o fim do mês, 30 de junho, com concursos, danças folclóricas, apresentações musicais, gastronomia e muito chope.

Quem escolher passar o feriado em Petrópolis vai poder contar com opções para todos os tipos de turismo, como os circuitos de compras, o cervejeiro, o ecorural, o carro chefe o setor na cidade: histórico-cultural, que conta com 26 instituições museológicas, além, claro, do circuito religioso, que terá uma programação especial por conta das celebrações de Corpus Christi. A Catedral São Pedro de Alcântara, a igreja mais conhecida da cidade pela imponência do prédio e também pela história que carrega, terá missas ao longo do dia, com procissão pelos tradicionais tapetes saindo logo após a celebração de 15h.

O prefeito Bernardo Rossi destaca:

“O turismo é um dos principais pilares da economia da cidade e, por isso, estamos preparados para receber os visitantes, com restaurantes, atrativos e hotéis de portas abertas para acolher o turista. Este feriado é uma ótima oportunidade para os que querem conhecer nossos atrativos e ainda aproveitar o fim de semana para curtir a programação da Bauernfest”

A partir de sexta-feira (21), a programação da Festa do Colono Alemão volta a funcionar normalmente, com as barraquinhas abrindo já a partir de 10h. O evento tem como núcleo o Palácio de Cristal, mas acontece também no entorno do atrativo e em outros pontos, como a Praça da Liberdade e a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), todos no Centro Histórico. Entre as atrações estão bailões com a Banda Germânica; concursos de chope a metro e de chapéu mais enfeitado, apresentações musicais, danças folclóricas, teatro, atividades para as crianças, Jogos Germânicos e muito mais.

Programação religiosa no feriado

Na quinta-feira, todos os espaços da Bauernfest ficam fechados. Além de todos os circuitos turísticos que a cidade oferece, os visitantes também podem acompanhar a programação religiosa da cidade. Na Catedral São Pedro de Alcântara, um dos principais pontos turísticos da Cidade Imperial, a visitação acontece de 9h às 18h, sendo que as missas nesta data especial serão realizadas em três horários: 8h, 15h e 19h.

A Santa Missa de 15h será seguida da procissão com Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro histórico. Os fiéis seguirão pela Avenida Tiradentes, Rua da Imperatriz, Praça D. Pedro, Rua do Imperador (lado par), Rua Dr. Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade e Av. Koeler (lado ímpar). O percurso é enfeitado com motivos sobre a Eucaristia. É dividido por paróquias e os materiais utilizados são em sua maioria: pó de café, flores, tampas de garrafa, cascas de ovo, etc.

O secretário da Turispetro, Marcelo Valente, explica:

“O circuito religioso já é muito procurado pelos turistas que chegam a Petrópolis e em datas como essa é ainda mais. Por isso, além de petropolitanos, a expectativa é de que muitos visitantes também participem da procissão”