Os sabores da Vicente Machado, em Curitiba

Avenida na região central da capital paranaense se consolida como polo gastronômico

The Meatpack House, que oferece pão com linguiça e chope artesanais, é um dos mais movimentados da via (Foto: Divulgação)

Comer em pé dividindo um pequeno espaço na calçada com outras dezenas de pessoas é um conceito que vem atraindo inúmeros jovens em Curitiba. Popularizada pelas feiras gastronômicas e food trucks, a ideia de consumir alimentos rápidos na rua, tem ganhado cada vez mais força na capital paranaense, tendo um de seus principais pontos na Avenida Vicente Machado, no bairro Batel, coração da cidade. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Nos últimos anos, diversos empreendimentos se instalaram na região oferecendo um mesmo padrão de negócio: restaurante de rua. As casas apostam em espaços pequenos com pouco ou nenhum lugar para sentar, focados em oferecer um cardápio de qualidade a preço acessível e geralmente acompanhado de chopes e cervejas artesanais. As opções passam, por exemplo, por sanduíches, pizzas, espetinhos, laméns, batatas e comida mexicana, sendo possível encontrar ótimas alternativas a partir de R$10. Além disso, a rua é tomada, também, por festas especiais, como a já tradicional Vicentina.

“A rua pede praticidade, rapidez e custo baixo”, afirma o chef Rodrigo Martins, proprietário da The Meatpack House (número 841 da avenida), empreendimento especializado em pão com linguiça artesanal e um dos mais movimentados da avenida. “Começamos oferecendo diferentes versões do tradicional pão com linguiça, e logo percebemos que que havia espaço para mais possibilidades. Notamos a demanda por refeições mais simples e menores, e hoje servimos, entre outros, pão com bolinho, cones de bolinho de carne e de batata, além de muitas opções de chopes artesanais.”

A mescla de comidas de boteco e cervejas atrai uma multidão que deixa a Avenida quase intransitável após as 19h, transformando-a em um grande happy hour a céu aberto. A falta de conforto, que para algumas pessoas seria um problema, dá espaço para o clima descontraído e a interação entre os públicos dos diferentes estabelecimentos, colocando a Avenida Vicente Machado no roteiro da cena gastronômica curitibana.

“A Vicente Machado é um belo exemplo da mudança do perfil dos curitibanos, que hoje buscam ocupar as ruas, onde podem interagir com os mais variados públicos e, principalmente, aproveitar opções gastronômicas de altíssima qualidade”, detalha Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel – PR.

A tendência é que o modelo de gastronomia na calçada cresça ainda mais, como já acontece em diversas cidades da Europa e Estados Unidos. Para Daniel Mocelin, sócio fundador da Whatafuck (número 845), hamburgueria artesanal instalada na Vicente Machado, o sucesso do conceito se dá pela liberdade proporcionada pela rua. Dos mesmos donos, também há na rua a Roots (número 855), especializado em chopes, batatas fritas e churros no cone.

“Os clientes têm a autonomia de ir e vir. Eles interagem entre si e podem, por exemplo, comprar a comida de um lugar e a bebida de outro, não precisam ficar presos em um ambiente fechado. Hoje, vemos essas pessoas ocupando democraticamente um espaço que sempre foi deles”, completa Daniel.

O apelo suculento de um hambúrguer combina bem com o sabor marcante e refrescante de uma cerveja especial. É nisto que boa parte do público do JPL Burgers investe. As três lojas da rede de hamburguerias contam com diferentes opções para harmonizar o rei dos sanduíches com a cultuada bebida. Marcas locais, nacionais e internacionais fazem parte dos cardápios.

JPL Burger tem sua primeira loja na Vicente Machado, 833 (Foto: Divulgação)

Na loja da Vicente Machado (número 833), primeiro endereço do JPL, há três torneiras de chope, com duas opções fixas e uma variável de rótulos, oferecendo novidades frequentes. Todas são assinadas pela Way Beer, marca curitibana que é referência nacional. Rótulos de cervejas engarrafadas também têm destaque no JPL da Vicente. Uma das campeãs de procura é a marca Coruja, nas versões Viva e Extraviva, de um litro.

Inspirado nos carros modificados para corrida dos anos 1920, 30 e 40, o JPL foi criado em 2004 apresentando receitas exclusivas. Os Hot Rods e Hat Rods servem de referência para clássicos sanduíches da marca, como o Rocketeer (com hambúrguer, mussarela, maionese e barbecue) e New Yorker Ramone (que leva hambúrguer mussarela, cebola crispy e maionese lemon pepper).

Roots é especializado em chopes, batatas fritas e churros no cone (Foto: Divulgação)