Tagme e Resy trazem tecnologia de reservas de restaurantes
/Parceria oferece solução para preparar estabelecimentos para a retomada sob novas rotinas
Atingido em cheio pela pandemia de Covid-19, o segmento de bares e restaurantes requer novas soluções para a retomada. Se em um primeiro momento o mercado registrou um boom dos aplicativos de delivery, agora, com a reabertura gradual para o público, a indústria enfrenta novos desafios para se adequar ao "novo normal". É neste cenário que o Resy, um dos líderes mundiais no serviço de reservas online, desembarca em parceria com a startup brasileira Tagme. A empresa americana, recém-comprada pela American Express, estreia no mercado nacional, com tecnologia da parceira brasileira e inicialmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.
A chegada do Resy ao mercado nacional terá cobertura de centenas de estabelecimentos atendidos pela Tagme, em 55 cidades, incluindo grandes redes como Applebee’s, Olive Garden e Grupo Corrientes 348. A parceria inaugura uma integração de serviços inédita no Brasil, unindo reservas online, CRM, plataforma de marketing para captação de clientes e novos modelos de serviço através de QR codes.
Fundada em Nova York, em 2014, por Ben Leventhal, cofundador do Eater.com a empresa foi adquirida pela American Express em 2019 quando o seu software de reservas já atendia a mais de 10 mil restaurantes em mais de 200 cidades em todo o mundo. No entanto, a história da vinda da Resy ao país começou bem antes da crise pela pandemia de Covid-19.
Em maio de 2019, durante visita ao Vale do Silício, João Paulo Alves, CEO da Tagme, e seu sócio, Roni Lacerda, COO & CFO, se reuniram com Chris Cracchiolo SVP & GM of Global Membership Rewards and Loyalty Benefifts da American Express, em São Francisco. O Resy acabara de ser comprado pela Amex. Os executivos brasileiros também levavam na bagagem um portfólio de peso.
Startup de tecnologia especializada em soluções para o mercado gastronômico, a Tagme é a líder no Brasil em serviços de hospitalidade, menus e cartas de vinho digitais para restaurantes, com soluções integradas de reservas online, listas de espera, CRM e marketing digital. A empresa foi pioneira em integrações com o Google na América Latina e vencedora dos prêmios Oi Tela Viva Móvel, na Categoria Internet of Things, em parceria com o Paypal (2016) e Moët Hennessy Innovation Awards, na Categoria Best Sales innovation (2014).
João Paulo Alves detalha como se deu o alinhamento entre as companhias:
"Nós na Tagme acreditamos que a descoberta de restaurantes deve ser facilitada ao máximo através da integração dos canais on line mais relevantes. Em 2019, trabalhamos em colaboração com o Google para abrir as portas das reservas online através das buscas orgânicas. Agora, através da parceria com o Resy, conseguimos trazer ao Brasil um app que disponibilizará os muitos restaurantes que operam o sistema de hospitalidade da Tagme, em todas as regiões do país. Esta parceria só aconteceu porque, tanto a Tagme, quanto o Resy, têm como foco atender aos restaurantes com elevado posicionamento de marca e que procuram servir aos seus clientes com excelência. São os mesmos valores e a mesma visão de que, quanto mais integrados os sistemas, mais relevantes eles são para os usuários e para os restaurantes. Quanto mais integrações, maior a cobertura. É simples."
Além dos serviços de hospitalidade, a Tagme integrou outros módulos ao seu portfólio. Entre eles, um sistema de delivery próprio para restaurantes, com taxas competitivas e integrado a fontes de captação de clientes. A empresa desenvolveu ainda um "kit de reabertura" para todos os seus clientes, que contempla os serviços de reservas, delivery, CRM, marketing digital e QR code com o cardápio dos estabelecimentos. Assim, a startup largou na frente, oferecendo um pacote completo de soluções para o setor e um BI que integra todas as jornadas possíveis na gastronomia, da captação do cliente ao pedir a conta.