Copa Cervezas de América revela resultado nesta quarta
/Enviada Especial ao Chile explica como é a mecânica de julgamento do concurso
SARAH BUOGO
Santiago/Chile
Chegaram ao final as avaliações da 4ª Copa Cervezas de América, realizada em Santiago do Chile. Os 24 quatro juízes que participaram em 2015 julgaram cerca de 70 cervejas cada um, de diferentes estilos, em três dias de intenso trabalho. Os premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além dos destaques em cada categoria e os títulos de melhor cerveja e cervejaria, serão conhecidos na noite desta quarta-feira (26/8), a partir das 20h, na cerimônia de premiação. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)
A dinâmica dos julgamentos dividiu os juízes em oito mesas. Cada mesa teve um coordenador, e a avaliação foi realizada em duas etapas. Na primeira, as cervejas foram avaliadas de forma individual e secreta. Na segunda parte, os juízes de cada mesa deliberaram e modularam a pontuação e os comentários, refinando o feedback de cada cerveja. Isso porque a pontuação de cada cerveja em uma mesma mesa não pode ter uma diferença entre os juízes superior a 7.
As cervejas mais bem pontuadas vão receber medalhas e disputam títulos maiores como a cerveja e a cervejaria destaque. O Brasil figura entre os favoritos com a expectativa de superar o número de medalhas do ano passado. Foram 30 ao total (6 ouros, 6 pratas, 18 bronzes) e o prêmio de melhor cerveja com a Saison de Caju, da Tupiniquim, de Porto Alegre (RS).