Curso de Sommelier de Cervejas em Porto Alegre começa em 16 de maio

Curso do Instituto da Cerveja é certificado pela Associação Internacional de Sommelier da França

Curso na capital gaúcha terá aulas em cinco fins de semana, entre maio e o início de julho (Foto: Divulgação/ICB)

Em 16 de maio, o Instituto da Cerveja Brasil começa as aulas da quarta turma de Porto Alegre do curso de Sommelier de Cervejas. Elas serão ministradas no Hotel Quality, junto ao Parcão, no Moinhos de Vento. Com duração de 80 horas, a formação é certificada pela Associação Internacional de Sommelier da França. Para conferir a agenda de cursos em outras cidades, clique neste link. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

O curso capacita alunos como sommeliers profissionais ou como consultores/assessores dos diversos segmentos do mercado, entre os quais cervejarias, lojas e bares. Dá uma visão real e abrangente da profissão e aplicando eficiente e intensivo treinamento prático nas variadas vertentes da atividade.

Segundo Kathia Zanatta, mestre-cervejeira pela Siebel Institute (USA) e Doemens Academy (Alemanha), cofundadora do Instituto da Cerveja e uma das professoras do curso, ao final das aulas, os participantes estarão aptos a analisar tecnicamente diferentes estilos e a sugerir o mais adequado a cada tipo de consumidor − contribuindo para um consumo consciente, responsável e mais prazeroso.

“Além disso, os alunos conseguirão sugerir harmonizações adequadas aos variados tipos de gastronomia, elaborar cartas destinadas a diferentes pontos de venda, promover eventos de degustação e harmonização para os diversos públicos consumidores, servir de acordo com as diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas − com o objetivo de satisfazer o cliente da melhor maneira possível, além de utilizar conceitos e estratégias de marketing e de mercado para fomentar as vendas e a difusão da cultura cervejeira no seu local de trabalho”, acrescenta Kathia.

O conteúdo do curso abrange história da bebida, técnicas de degustação, matérias-primas utilizadas em sua produção, processo de fabricação e famílias das cervejas, as diferentes escolas cervejeiras, análise sensorial, técnicas de harmonização e de elaboração de carta de cervejas, visita a microcervejaria, entre outros temas detalhados no site do Instituto da Cerveja e disponíveis neste link.

Para se inscrever, é necessário ter completado o Ensino Médio. O certificado só será emitido se o aluno tiver, no mínimo, 80% de frequência nas aulas e uma nota média igual ou maior a 5,0 (cinco). A avaliação será feita por meio de duas provas teóricas objetivas, uma prova prática dissertativa e um trabalho.

Também ministram o curso os outros dois cofundadores do Instituto da Cerveja, Alfredo Ferreira, mestre-cervejeiro pela Doemens Academy (Alemanha), e Estácio Rodrigues, MBA em gestão de negócios pela ESPM. A lista de professores inclui ainda Fernando Carvalho − gastrônomo, sommelier de cervejas e mestre em estilos pela ABS e ICB −, Edu Passarelli − especialista em cervejas e em gestão de negócios em serviços de alimentação −, Alexander Moraes − especialista em padrões gastronômicos, sommelier de cerveja e mestre em estilos pela ABS e ICB − e Márcio Silva – Mixologista.


Serviço

  • O que: Curso de Sommelier de Cervejas, do Instituto da Cerveja
  • Quanto: R$ 3.200,00
  • Quando: maio (16 e 17 + 30 e 31), junho (13 e 14 + 20 e 21) e julho (4 e 5), das 9h às 18h (total: 80 horas)
  • Onde: Hotel Quality (Rua Comendador Caminha, 42, Moinhos de Vento), em Porto Alegre (RS)
  • Inscrições e mais informações: clique neste link