O estilo de cerveja para cada chocolate

Sommelier Túlio Rodrigues dá dicas das combinações ideais entre os dois prazeres

Cerveja e chocolate formam uma combinação de doce e amargo perfeita para o paladar (Foto: sxc.hu)

Tradicional no período de Páscoa, o chocolate pode ser um excelente acompanhamento para a cerveja. Sabedor disso, o sommelier fundador da Beer Academy e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Tulio Rodrigues, selecionou algumas dicas para quem não quer errar na combinação desses dois prazeres. Para conferir mais dicas, clique aqui.

Para Tulio, cerveja e chocolate têm muito em comum. “Ambos são alimentos fermentados e também foram descobertos acidentalmente. Além de possuírem uma grande variedade de tipos, aplicações e derivados. Basta pensar em todas as coisas diferentes que vêm de chocolate, como coberturas, especiarias, doces bolos e etc. Da mesma forma, a cerveja que vai muito bem com quase todos os alimentos desde receitas com carne, saladas e até doces”, resume o beer sommelier

Veja as combinações sugeridas:

Chocolate meio amargo e cervejas Stouts doces: Esse tipo de chocolate tem um grau de amargor mais elevado que o comum, por isso, combina perfeitamente com as cervejas do estilo Stout. As notas torradas dos maltes das Stouts doces vão contrastar com amargor do chocolate, proporcionando uma sensação surpreendente para o paladar.

Chocolate ao leite e cervejas Dubbel: No caso do chocolate ao leite, por ser mais doce, com notas carameladas, a combinação perfeita é com as cervejas do estilo Dubbel. A Dubbel é uma cerveja belga com sabor pronunciado de caramelo e notas de frutas secas que vão ao encontro com o caramelo do chocolate ao leite.

Sommelier Tulio Rodrigues apresenta os estilos que combinam com cada variedade de chocolate (Foto: Divulgação)

Chocolate branco e cervejas Tripel: Já o chocolate branco clássico é doce e amanteigado, por isso, a harmonização deve ser feita com cerveja do estilo Tripel, --originário de abadias cervejeiras belgas, que possui uma cor dourada, corpo médio, aroma de lúpulo sutil e aromas cítricos e frutados. A alta carbonatação dessa cerveja ajuda a quebrar a gordura do chocolate e eleva os sabores do conjunto.

Trufas de chocolate e cervejas Strong Dark Ale: A harmonização pode variar muito dependendo do recheio da trufa. Como sugestão para harmonizar com boa parte das trufas tem-se a cerveja do estilo Strong Dark Ale, que é uma cerveja de potencial alcoólico mais elevada e com aromas de frutas secas.