Rita Lobo autografa Cozinha Prática

Livro é um intensivo para quem quer aprender ou rever os princípios básicos da cozinha

A autora Rita Lobo compartilha técnicas culinárias, truques de economia doméstica, sugestões de utensílios e receitas apresentadas na temporada #desgourmetiza do programa (Foto: Divulgação)

Apresentadora do Cozinha Prática, do canal GNT, Rita Lobo percorre o país para autografar seu novo livro. A Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Porto Alegre programou sessão de autógrafos de Cozinha Prática no dia 10 de dezembro, às 18h. O lançamento, uma parceria entre a Editora Panelinha e a Editora Senac São Paulo, oferece um intensivo para quem quer aprender ou rever os princípios básicos da cozinha.

O livro traz técnicas culinárias, truques de economia doméstica, sugestões de utensílios e receitas apresentadas na temporada #desgourmetiza do programa.

“Até quem não sabe fritar ovo vai aprender a cozinhar! Quando a gente entende os porquês por trás de cada passo da receita, perde o medo de cozinhar e fica livre para preparar um jantar gostoso com o que tem na geladeira”, explica Rita.

Assim como no programa do GNT, os capítulos foram organizados por ingredientes. Arroz, feijão, carne-seca, frango, ervas frescas e banana, entre outros alimentos básicos da mesa brasileira. Além de todas as preparações apresentadas na televisão – como arroz soltinho, feijão cremoso, frango grelhado cheio de sabor, batata rústica, molho de tomate rápido, picadinho de filé-mignon, bolo de banana caramelada, arroz doce sem leite condensado –, no livro há ainda receitas extras.

Entre elas, a surpreendente musse de chocolate e água, a clássica vaca atolada, o elegante suflê de frango, a prática sopa de milho e até um bom bife com molho de limão e grão-de-bico para o leitor variar o cardápio da semana. São 60 receitas, todas fotografadas.

Os utensílios, truques e dicas de economia doméstica estão presentes. Qual a melhor maneira de conservar ervas frescas? E como congelar (e descongelar) o feijão? A publicação explica, de forma didática, essas e outras práticas que facilitam a vida na cozinha e ainda poupam dinheiro.

“Quem sabe preparar a própria comida se alimenta melhor, em termos de sabor e, principalmente, de saúde”, ressalta.

Rita é diretora do Panelinha, uma combinação de site, canal no YouTube, produtora de TV e editora. Para o canal a cabo GNT, criou, apresenta e produz o programa Cozinha Prática com Rita Lobo. Como autora, esta é sua sexta publicação. Entre seus livros de destaque estão Panelinha: receitas que funcionam (Senac) e Cozinha de estar e Pitadas da Rita (Panelinha).

Como publisher da Editora Panelinha, Rita editou livros de autores brasileiros e estrangeiros, entre eles Pão Nosso, de Luiz Américo Camargo, A cozinha baiana de Jorge Amado, de Paloma Jorge Amado, e Jerusalém, sabores e receitas, de Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi.


Serviço

  • O que: sessão de autógrafos do livro Cozinha Prática, com Rita Lobo (com limite de um livro por pessoa)
  • Quando: 10 de dezembro, a partir das 18h (tem de chegar à Livraria Saraiva até as 21h)
  • Onde: Livraria Saraiva, no shopping Iguatemi Porto Alegre
  • Quanto: R$ 79 o exemplar