Uma inovadora cerveja Weizen com açaí nascida na Universidade

Pesquisa da Federal do Amazonas é destaque no Inovatech em Juiz de Fora (MG)

Apresentação cabe à estudante Aurilene Siqueira, que com três colegas desenvolveu a pesquisa na Ufam (Foto: Divulgação)

A cerveja (6% de teor alcoólico) é resultado de um trabalho de três meses, de quatro alunos desafiados pelo professor Johnson Pontes de Moura, da disciplina Operações Unitárias I, do 6º e 8º períodos, dos cursos de Engenharia Química e Petróleo e Gás. O orientador diz ter lançado esse desafio para os estudantes contemplarem processos reais, dimensionarem os equipamentos e valorizarem as competências e habilidades desenvolvidas nas disciplinas de Engenharia.

Diogo Freire, um dos integrantes da equipe, explica a escolha do açaí pela abundância do fruto na região e seu alto valor nutricional. Aurilene ressalta o potencial do fruto em sua formulação bioquímica com a presença de antioxidantes. De acordo com a pesquisa, a Weizen de açaí também apresenta compostos que colaboram no tratamento de ferimentos na pele.

“O alto teor de vitaminas do complexo B presentes nesse tipo de cerveja é considerado benéfico para a pele. Na Alemanha, por exemplo, as cervejas do tipo Weizen são receitadas no tratamento de doenças de pele”, acrescenta.

O custo para a produção de mais de 20 litros foi de R$ 1.285,00.

O Inovatech

Em sua quarta edição, o evento tem por objetivos "criar conexões entre empresários nacionais e internacionais, promover negócios, troca de experiências e o desenvolvimento de novas alternativas tecnológicas sustentáveis e aproximar empresários e instituições ao que está acontecendo de mais inovador nas questões de sustentabilidade".

Como o propósito é inspirar novos e antigos empreendedores, a quarta edição aposta nos “cases” de sucesso para motivar os participantes. Na mesma palestra sobre a Weizen de açaí, também estará Paulo Patrus, da Grimor, cervejaria que recentemente lançou a primeira cerveja produzida com levedura brasileira, a Grimor 18 (para saber mais, clique aqui).

Artesanal, inovadora, sustentável e saudável, uma Weizen com açaí é destaque no encontro internacional a ser realizado em Juiz de Fora (MG) em 20 e 21 de novembro. A cerveja é estrela do segundo dia do Encontro Internacional de Inovação Tecnológica Sustentável (Inovatech). A apresentação cabe à pesquisadora Aurilene Siqueira, que desenvolveu a artesanal com outros estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)


Serviço

  • O que: 4º Encontro Internacional de Inovação Tecnológica Sustentável (Inovatech)
  • Quando: 20 e 21 de novembro
  • Onde: Premier Parc Hotel (Av. Deusdedith Salgado, 1.805 - Teixeiras - Juiz de Fora (MG)
  • Programação: confira neste link
  • Mais informações: www.inovatechjf.com.br