Cuiabá realiza primeiro Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso

O evento será realizado nos dias 12 e 13 de julho, na Arena Pantanal

Reunião de lançamento do Festival, no dia 19 de fevereiro, com organizadores, representantes do setor, empresários e cervejeiros  (Foto: Divulgação)

Reunião de lançamento do Festival, no dia 19 de fevereiro, com organizadores, representantes do setor, empresários e cervejeiros (Foto: Divulgação)

A capital do Mato Grosso, Cuiabá recebe nos dias 12 e 13 de julho, na Arena Pantanal, a primeira edição do Festival da Cerveja Artesanal de MT. O evento – que tem como foco reunir cervejarias, empresários do segmento e apreciadores – chega para fortalecer o mercado regional em prol de proporcionar o intercâmbio de informações e o contato com diversos estilos de cervejas, além de aproximar a população com novos sabores e rótulos.

O lançamento do Festival ocorreu no dia 19 de fevereiro com organizadores, representantes do setor, empresários e cervejeiros se reuniram em Cuiabá para lançar o Festival. A diretora da Up Eventos e co-idealizadora do festival, Paula Scanagatta, destaca:

“As cervejarias artesanais do Estado estão se unindo para trazer para Cuiabá um evento totalmente diferenciado. Algo que já acontece em grandes praças – como em Santa Catarina, que tem um dos maiores festivais de cerveja do mundo. Além de opções de estilos de cervejas artesanais, praça de alimentação e atrações musicais, o evento contará com concurso e um congresso técnico com cursos e palestras para quem quer se aprofundar no tema”.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, o festival tem como papel reforçar a qualidade e tradição da produção mato-grossense.

“O mercado regional de cerveja artesanal já tem um tempo de tradição, mas agora tem crescido em ritmo acelerado – assim como ocorre por todo o país. A cerveja artesanal está chegando agora nas gôndolas dos supermercados e as pessoas passaram a prová-la. E ela tem sido bem aceita”, pondera.

A Abracerva é apoiadora do festival.

Carlo complementa que, inclusive, este é o grande desafio do setor:

“Não só fazer uma cerveja, mas fazer com que ela seja bem aceita pelo consumidor. No Brasil, temos cerca de 900 fábricas instaladas e as pessoas passaram a ver que não é preciso trazer algo de fora para apreciar um bom produto. No festival, o público terá a oportunidade de ter essas cervejarias unidas e, é claro, degustar seus produtos. Será uma oportunidade ímpar para conhecer essa riqueza de estilos”, ressalta.

Pensamento reiterado pelo sommelier de cervejas Elvio Rezende, ao reforçar que, para além da interação entre as cervejarias e a população, o festival também traz consigo o hábito de beba menos, mas beba melhor:

“A proposta é proporcionar conteúdo de qualidade para as pessoas que querem conhecer mais sobre o ramo artesanal. Isto, com informações variadas que vão desde processo de produção de cerveja, harmonização, panorama do mercado regional até como esse setor pode influenciar os demais”, assinala.

BARES E RESTAURANTES A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também vai participar do Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso como apoiador. Conforme explica o presidente da Abrasel, Fernando Medeiros, o cliente está cada vez mais exigente e com paladar apurado, o que requer dos bares e restaurantes a oferta de novos produtos.

“A bebida é de extrema importância para o setor da gastronomia. E o festival é a oportunidade de o consumidor conhecer diversas marcas e estilos, ter a oportunidade de degustar e aprender a harmonizar os pratos com determinado tipo de cerveja. A cerveja artesanal já caiu no gosto dos consumidores. Esse pode ser um movimento sem volta”, comenta.


Serviço

  • O quê: Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso
  • Quando: 12 e 13 de julho
  • Onde: Arena Pantanal (Cuiabá/MT)