Electra, a cerveja do Aconchego Carioca

Vienna Lager comemorativa aos dois anos do bar em São Paulo será lançada no domingo, 21

Cerveja que homenageia um ícone da ponte aérea foi produzida pela Bamberg

Para celebrar seus dois anos de atividade na capital paulista, a serem completados em 25 de setembro, o Aconchego Carioca lança a sua própria cerveja, a Electra. O nome escolhido é uma referência ao tradicional avião que se tornou ícone da ponte aérea Rio-SP, numa brincadeira com o caminho que o Aconchego Carioca percorreu. O ano 1959 no rótulo é referente ao primeiro voo do Electra. A arte do rótulo é de André Clemente.

A cerveja segue uma receita clássica de Vienna Lager – estilo original da Áustria – com notas maltadas que lembram biscoito e agradável amargor de lúpulo. Teor alcoólico: 5,3%. Produzida na cervejaria Bamberg, em Votorantim (SP), será vendida em garrafa de 600 ml por R$ 17.

O lançamento oficial será em 21 de setembro. Neste dia e durante a semana a Electra também estará disponível em versão chope no Aconchego do Rio e de São Paulo, além de outros três bares amigos: Botto Bar e Escondido (RJ) e Bier Markt (POA). As garrafas estarão à venda nos dois Aconchegos e eventualmente em bares ou restaurantes amigos.

O Aconchego Carioca em São Paulo

Em 25 de setembro de 2012, os Jardins ganharam uma filial do Aconchego Carioca [Alameda Jaú, 1.372, (11) 3062-8262]. Comandado pelo empresário Edu Passarelli, o bar combina uma caprichada carta de cervejas de cerca de 200 rótulos com os famosos bolinhos, petiscos e pratos de Kátia Barbosa, um dos grandes nomes da cozinha de boteco no Brasil.

No menu, destacam-se escondidinho de camarão, baião de dois e bobó de camarão. Aos finais de semana, as estrelas são as moquecas, em duas versões: de badejo com banana da terra ou de palmito pupunha com banana da terra – opção vegetariana.

Em julho de 2013, com a importadora Hors Concours, adquiriu dezenas de rótulos raros de pequenos produtores belgas. Um deles exclusivo do bar: St Amatus, da cervejaria Struise Brouwers. O bar também oferece caipirinhas, coquetéis clássicos e uma seleção de cachaças especiais.