Beer sommelier organiza grupo de estudos para o BJCP em Porto Alegre

A primeira reunião para organizar os encontros ocorre no The Pint Brewpub, em Porto Alegre

Iniciativa partiu da beer sommelier Rosária Penz Pacheco (Foto: Arquivo Pessoal)

Sarah Buogo

Em busca de cursos preparatórios para o exame do Beer Judge Certification Program (BJCP), a beer sommelier Rosária Penz Pacheco tomou a iniciativa de criar um grupo de estudos focado no exame. A primeira reunião para organizar os encontros ocorre na quarta-feira (16/7), às 19h, no The Pint Brewpub, em Porto Alegre (RS).

Cerca de 40 pessoas já confirmaram presença no encontro, aberto a demais interessados. Na reunião, Humberto Fröhlich, juiz BJCP, falará sobre o processo para o exame e contará sua experiência. Humberto, que figura entre os três juízes sulamericanos com certificação máxima (National), também organizou um grupo para se preparar para a prova, em 2011. A capital gaúcha já teve dois exames de certificação.

Rosária fala que a proposta é montar um ou dois grupos para estudos mensais até a data do exame. São necessárias 12 pessoas para conseguir agendar a prova do BJCP, e o agendamento ocorre com mais de um ano de antecedência. A equipe vai utilizar o guia para estudos disponibilizado no site BJCP. A versão em português também está disponível para download.

O Beer Judge Certification Program

O BJCP é um programa para formação e certificação de juízes de concursos cervejeiros. Na última semana, o programa divulgou a primeira proposta para as novas diretrizes que definirão internacionalmente as categorias e estilos oficiais de cerveja. As diretrizes mais recentes são de 2008.

A nova versão reúne 40 classificações, que incluem, entre outras mudanças, definições mais amplas para o estilo Cider e variações no estilo India Pale Ale, que passa a contar com o subestilo "Specialty IPA", que engloba Red, Black, White, Brown, Rye e Belgian IPAs.

A nova versão não é definitiva e, por isso, ainda não vale para campeonatos.

Confira aqui a nova proposta


Serviço

  • O quê: primeira reunião para formar grupo de estudos para a prova do BJCP
  • Quando: quarta-feira, 16 de julho
  • Onde: The Pint Brewpub (Rua José do Patrocínio, 366, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS)
  • Como: mais informações em https://www.facebook.com/events/750715304994522/