O salto da cerveja artesanal nos EUA em 2014

Brewers Association divulga um retrato atualizado do avanço no mercado

As cervejas artesanais quebraram recorde em 2014 e reforçaram o início de que estão se tornando o mercado principal nos Estados Unidos, de acordo com o levantamento da Brewers Association (Foto: Divulgação/BA)

Em 2014, os Estados Unidos superaram a marca de 3.200 cervejarias instaladas e no total 4.500 licenças para cervejarias − um recorde. Este é um dos dados do balanço divulgado em 9 de dezembro pela Brewers Association (BA), a entidade sem fins lucrativos dedicada a pequenos e independentes cervejeiros nos EUA. Aqui a revista Beer Art reproduz alguns destaques do levantamento, originalmente publicados em inglês no site da organização americana.

"Ano a ano estamos vendo um enorme crescimento no segmento da cerveja artesanal, de forma a confirmar que ela está caminhando para ser o mercado principal", ressaltou Bart Watson, economista-chefe da BA. "Os consumidores estão fazendo uma escolha consciente por comprar e experimentar a infinidade de opções produzidas por pequenos e independentes cervejeiros artesanais."

Números animadores

Confira alguns dos dados que a BA divulgou neste fim de 2014 e que fazem parte de uma análise mais ampla a ser detalhada em março de 2015:

  • 13 estados têm mais de 100 fábricas de cerveja cada (Califórnia, Carolina do Norte, Colorado, Flórida, Illinois, Michigan, Nova York, Ohio, Oregon, Pennsylvania, Texas, Washington e Wisconsin).
  • Cervejarias estão surgindo a uma taxa de 1,5 por dia. Além disso, existem mais de 2.000 em planejamento.
  • Cervejeiros artesanais foram o ponto de crescimento da indústria da cerveja. Até junho de 2014, cervejeiros artesanais registraram 18% de crescimento por volume. Numerosos levantamentos indicam crescimento continuado de dois dígitos no segundo semestre.
  • India Pale Ale (IPA) se manteve como o estilo preferido de cerveja artesanal. De acordo levantamento do varejo, o avanço da IPA foi de 47% por volume e 49% em receita, o que representou 21% de participação no volume da produção da cerveja artesanal e 23% na receita das vendas. Além disso, o estilo foi o número 1 no Great American Beer Festival.
  • Apreciadores de cervejas artesanais estão se diversificando. Das famílias, 38% compraram cerveja artesanal no último ano, contra 29% em relação a 2010. Além disso, as mulheres consumiram quase 32% do volume de cerveja artesanal. Delas, quase a metade na faixa de idade entre 21 e 34 anos. Populações hispânicas também estão apresentando um aumento no consumo de cervejas artesanais.