O caminho do malte no Rio Grande do Sul
/Estudantes de Jornalismo desenvolvem plataforma que mapeia fabricantes de cerveja no estado
Com o objetivo de mapear onde estão os principais pontos de produção cervejeira no Rio Grande do Sul, cinco estudantes de jornalismo da Unisinos, de São Leopoldo (RS), desenvolveram uma plataforma colaborativa com o nome Caminho do Malte. Projetado durante as disciplina de Jornalismo Online II, o espaço oferece aos internautas fácil consulta aos estabelecimentos, informações, fotos e descrições.
“A ideia surgiu durante as aulas, mas a repercussão está nos motivando a dar continuidade ao projeto assim que o semestre encerrar. É uma espaço simples que não depende só da nossa produção de conteúdo. Qualquer cervejaria ou cervejeiro caseiro pode inserir as suas informações”, explica Daniele de Brito, uma das criadoras do projeto.
Na plataforma, um mapa do Rio Grande do Sul indica os pontos já mapeados. A consulta pode ser por região ou por estilo de cerveja. Ainda em fase inicial, mais de 30 estabelecimentos foram registrados, principalmente das regiões metropolitana, Vale dos Sinos e Serra Gaúcha. O espaço também conta com notícias, curiosidades e receitas.
Além de Daniele, fazem parte do projeto Fabricio Romio, Gabriela Boesel, Gisele Agliardi e Karina Sgarki. A coordenação é dos professores Daniel Bittencourt e Silvio Alves.
Para consultar o Caminho do Malte ou colaborar com o espaço, basta acessar o endereço: http://comdig.info/caminhodomalte