Novidades que cervejarias vão oferecer no Rio

Mondial de la Bière é uma oportunidade para beber cervejas novas e até inéditas

Festival a ser realizado de 20 a 23 de novembro no Terreirão do Samba, no Rio, o Mondial de la Bière concentra novidades de cervejarias de todo o país. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A seguir, confira exemplos de cervejas novas que 12 cervejarias estão levando para o festival, confirmadas pela divulgação do evento (em ordem alfabética):


BRASSARIA AMPOLIS

Cacildis, uma Premium American Lager com 5,0% de teor alcoólico, é a mais nova homenagem ao humorista Mussum.


BURGMAN

Fumacê é uma Smoked Weiss feita com malte de trigo defumado e inspirada em receitas polonesas. Com forte presença de notas que remetem à madeira e ao defumado, em contraponto às notas herbais do lúpulo Hallertau Tradition. Tem 20 IBU, 5,7% de teor alcoólico.

Casa Nova ganha edição de aniversário com adição extra de maltes Pilsen e Viena e dose farta de lúpulos Magnum, Hersbrucker e Motueka. O dry-hopping, adição de lúpulo durante a maturação, feito com o neozelandês Motueka, atribui aromas cítricos e herbais à bebida. IBU: 50. Teor alcoólico: 6,5%.


CEVADA PURA

Pilsener Lemondrop é apresentada como "a primeira cerveja do Brasil elaborada com o lúpulo norte-americano Lemondrop, conhecido como Super Cascade”. É uma Pilsen Single Hop, com amargor equilibrado e aroma cítrico de limão, reforçado pela técnica de Dry Hopping, 4,8% de teor alcoólico.


COLORADO

Cerveja foi feita em parceria com a cervejaria antares (FOTO: @cervejaecomida/ DIVULGAÇÃo)

Vixnu Victória, Imperial IPA, é uma variação da Vixnu. Mantém as características da original, com rapadura e a mesma graduação alcóolica de 9,5%. A única variação é que parte da lupulagem original (americana) foi substituída pelo lúpulo Victoria. É um lúpulo originalmente argentino, muito utilizado em IPAs, RED Ales e Stouts.


FRAGA

Fraga Brown é uma cerveja de tonalidade marrom escura que leva 3 tipos de malte e lúpulo americano, proporcionando notas de caramelo e chocolate no seu paladar, balanceando o amargor e deixando um final mais equilibrado. Aroma moderado de lúpulo, ligeiramente cítrico, balanceado com o caráter maltado. Teor alcoólico: 5%.


INVICTA

Foto: DIVULGAÇÃO

Damiana é uma India Pale Ale que leva em sua composição apenas lúpulos alemães, o que é uma novidade para este estilo de cerveja, além de levar a planta de mesmo nome, usada pelos antepassados indígenas com a finalidade de melhorar o desempenho sexual. Teor alcoólico: 5,5%.


JÚPITER

Chipotle, uma Brown Porter feita com um toque de malte defumado, é uma cerveja colaborativa com a De Cabrón, fabricante de molhos de pimenta do Brasil. As notas de chocolate dos maltes escuros se encaixam com as notas achocolatas e defumadas do chipotle De Cabrón. Picância moderada a leve. Teor alcoólico: 6%.

Habanero, outra colaborativa com a De Cabrón, é uma Dubbel com adição de pimenta Habanero sobre a base de uma receita de cerveja de abadia com notas de caramelo e frutas secas. Os aromas frutados aparecem com intensidade alcançada pelo ardor da pimenta. Picância moderada a intensa. Teor alcoólico: 6,5%.


MISTURA CLÁSSICA

Vertigem, IPA feita em parceria com os cervejeiros caseiros Eduarda Dardeau e Ricardo Rosa com o mestre cervejeiro da Mistura Clássica, Severino Batista, tem intensos aromas e sabores florais e frutados, provenientes de uma combinação de lúpulos americanos e australianos. Teor alcoólico: 6,5%.


NOI

Cioccolato, Imperial Russian Stout de cor negra, espuma bege e compacta, tem aroma bem amadeirado e com notas que remetem ao carvalho (coco queimado e baunilha). Sabor similar e ainda defumado, notas de café e dulçor residual (chocolate). Teor alcoólico: 12%.


SANKT GALLEN

Harlekin Chiquita Bacana é uma Blond Pepper Ale elaborada com água das montanhas de Teresópolis, malte pilsen, lúpulo e pitadas de Pimenta-Aji e Páprica, especiarias de origem latino-americana. Teor alcoólico: 7%.

Harlekin Araçá é uma Brazilian Session IPA desenvolvida com água das montanhas de Teresópolis, malte carahell e pilsen, lúpulos especiais e a fruta suculenta e azedinha da Mata Atlântica da qual vem seu nome. Teor alcoólico: 4%.

Therezópolis Or Blanc é uma Belgian Witbier. Refrescante, tem corpo aveludado e coloração pálida, baixo amargor e é naturalmente turva por não ser filtrada. Sutil nota de cítrica e de especiarias. Teor alcoólico: 4,5%.


THREE MONKEYS BEER

Three Monkeys Beer Golden Ale: a cervejaria produz apenas o chope, e a versão engarrafa fica pronta para ser degustada no Mondial. Teor alcoólico: 7,5%.


WEIRD BARREL BREWERING CO.

Pirate´s Flip, Session IPA com lúpulos Galena e Cascade e gengibre - flip era o nome de uma bebida pirata que continha, entre outros ingredientes, o gengibre. Teor alcoólico: 3,8%.

Naughty Grog, black IPA envelhecida em barril de Rum, com os lúpulos Galena e Amarillo e dry hopping com Amarillo. Grog era uma bebida à base de rum criada pelo Almirante Edward Vernon, o famoso Old Grog. Naughty, que em inglês significa desobediente, maldoso e malcriado, descreve a versão da lendária bebida. Teor alcoólico: 7,8%.