Sommerfest, para lembrar a Oktober e esperar o Festival da Cerveja

Dica para quem veraneia em Santa Catarina e se interessa por cerveja e gastronomia alemã

Em trajes da tradição alemã, bandas como Os Montanari animam a Sommerfest (Foto: Altair Nobre)

Cidade que abriga a maior festa alemã no Brasil, Blumenau (SC) tem também sua "Oktoberfest de verão". Todas as quintas e sextas-feiras de janeiro, à noite, ocorre na cidade catarinense a Sommerfest. O evento reúne boa música, gastronomia alemã e muito chope, levando milhares de pessoas para o Parque da Vila Germânica. (Para conferir mais opções de eventos, consulte a Agenda Cervejeira)

As cervejas

Cervejaria Oficial:

  • Eisenbahn

Chope Pilsen e especiais:

  • Baden Baden
  • Ichiban
  • Chope Schin Pilsen
  • Cerveja Schin - Sem álcool

Artesanais:

  • Cervejarias artesanais do Vale da Cerveja (Bierland, Blumenau, Hemmer e Wunder Bier)

A Sommerfest é uma oportunidade para quem está veraneando em Santa Catarina e se interessa pela combinação de cerveja e cultura e gastronomia alemã. O evento fica entre a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja, que em 2018 se realiza de 7 a 10 de março. Os três eventos se sucedem no mesmo parque, a Vila Germânica.

A festa ocupa um pavilhão de dimensões comparáveis a um ginásio esportivo, além do Biergarten, um espaço também grande e arejado. Cada um dos dois ambientes tem seu palco com bandinhas típicas, intercaladas por espetáculos folclóricos e jogos típicos, como o do chope a metro (para não assustar alguns e desanimar outros: a bebida é não alcoólica). As bandas típicas, como Os Montanari, exaltam as canções alemãs, mas têm o bom humor e a tolerância para detonar o rock em alguns momentos.

Para evitar ir de carro, há opções de vans com guias que partem de praias catarinenses, principalmente as mais próximas como a de Balneário Camboriú.

Bergarten é um dos espaços da Sommerfest (Foto: Altair Nobre)


Serviço

Assim como a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja, a Sommerfest ocorre na Vila Germânica (Foto: Altair Nobre)

Sommerfest vai até 13 de fevereiro, sempre nas noites de quinta-feira, das 19h à 1h (Foto: Altair Nobre)

  • O quê: Sommerfest 2018
  • Quando: 4 a 26 de janeiro, às quintas-feiras das 19h às 1h30 e às sextas-feiras das 19h às 2h30min
  • Quanto: R$ 16 (meia-entrada R$ 8)
  • Onde: Parque Vila Germânica, Blumenau (SC)
  • Como: meia-entrada contempla estudantes mediante apresentação da carteirinha de estudante com foto e data de validade, professores de escolas públicas e particulares estabelecidas no estado de Santa Catarina, de todos os níveis de ensino, mediante comprovação de identidade e vínculo empregatício (carteira de trabalho ou crachá, juntamente com carteira de identidade pessoal)/Lei Estadual 16.448/2014 e Lei Municipal 6.617, pessoas com 60 anos ou mais e de 12 a 17 anos, apresentando documento com foto e data de nascimento que comprove direito ao benefício. Traje típico: Lei Municipal 7886 (verifique a aba Trajes Típicos para detalhes e restrições). Classificação: livre para pessoas com 16 anos ou mais. Menores de 16 anos poderão entrar apenas acompanhados pelos pais ou por responsáveis legais.

Cervejas artesanais da região têm destaque na Sommerfest (Foto: Altair Nobre)