Novidade na Oscar Freire

Dado Bier Double Chocolate Stout chega ao mercado cinco anos depois de desenvolvida

Divulgação

Lançada em conjunto com a Dado Bier, a cerveja artesanal de chocolate será atração na loja conceito prestes a ser inaugurada pela Kopenhagen na Oscar Freire, endereço de grifes na capital paulista. Será a única cerveja no local, para consumir gelada ou levar para presente. A Dado Bier Double Chocolate Stout foi desenvolvida há cinco anos, mas só chega ao mercado agora, graças à mudança nas normas brasileiras.

Oitavo rótulo da microcervejaria, havia sido barrado pelo Ministério da Agricultura pela proibição do uso de substâncias de origem animal na cerveja, recentemente derrubada. À época, foi desenvolvido um chocolate sem leite em pó, como alternativa. A bebida já está disponível em todas as lojas da Kopenhagen no Brasil e nos restaurantes da Dado Bier.

“O processo de adição do chocolate à cerveja é extremamente complexo”, ressalta o sócio-diretor da Dado Bier, Eduardo Bier. “Entramos nesse projeto pela sua dificuldade, pela beleza da sua história e pela inestimável parceria com a Kopenhagen”. Nascida para satisfazer o paladar de Catarina II, a Grande, czarina no século 18, a cerveja do tipo Russian imperial stout carrega a marca da resistência: para suportar a travessia pelo gélido Mar Báltico, os mestres-cervejeiros ingleses produziram uma stout mais robusta e alcoólica.

“A Dado Bier Double Chocolate Stout é uma bebida complexa, saborosa, que vai surpreender os amantes de cervejas artesanais com seu aroma e sabor muito marcantes”, diz o mestre-cervejeiro da Dado Bier, Carlos Bolzan. A exclusividade, explica, reside no double (extrato 70% cacau da Kopenhagen e malte tipo chocolate): “Uma iguaria e uma experiência única para quem apreciar”. Apresenta teor alcoólico de 10,5% e uma composição de aveia, cevada torrada e malte tipo chocolate que formam um produto de coloração preto sólido sem translucidez, espuma bege escura de média formação e baixa duração, corpo denso, amargor médio e final seco. O processo de produção dura em torno de três meses.

A proporção áurea da Dado Bier Double Chocolate Stout foi atingida depois de "muitos testes" pelo time formado pelo mestre-cervejeiro e pelos home brewers Ricardo Rosa e Mauro Nogueira, do Rio de Janeiro, que juntos enfrentaram o desafio de adicionar chocolate à cerveja. “Foi telepatia porque, quando o Eduardo Bier nos procurou, tínhamos a intenção de produzir o que a literatura chama de ‘grande cerveja’, que não é feita somente para beber, mas carrega consigo todo um ritual de apreciação exclusiva das bebidas nobres”, explica Mauro.

É uma cerveja de guarda, ou seja, com uma curva de vida na garrafa que pode ultrapassar os cinco anos. “Com o tempo, a cerveja vai ganhando notas de vinho do porto com a oxidação, os ingredientes que apareciam de forma individual vão se homogeneizando em outra novidade e o chocolate tende a dar lugar a notas de baunilha”, complementa. Sugerem apreciá-la na temperatura de 10°C, não abaixo, e harmonizada com queijos, carnes e sobremesas de chocolates. “Concebemos uma cerveja potente, de sensação licorosa, um ligeiro adocicado e uma combinação de blend que imprimem o torrado característico do tipo stout”, explica Ricardo Rosa.


Serviço

  • O que: Dado Bier Double Chocolate Stout
  • Onde: lojas Kopenhagen e restaurantes Dado Bier
  • Quanto: nas lojas Kopenhagen pelo país, é vendida em kit (seleção de pares de tabletes de chocolate e garrafa de 600 ml), por R$ 65,00, e nos cinco restaurantes da Dado Bier em Porto Alegre (RS) custa R$ 24,80 (garrafa de 600 ml).