From Heaven (CluBeer fev/15)

Triporteur from Heaven é uma versão moderna das tradicionais ales lupuladas. Esta cerveja é fabricada com o exclusivo malte caseiro BOM, garantindo a ela um sabor único e inesquecível. Refermentada na garrafa, apresenta em sua composição 4 tipos de maltes caseiros (BOM Baked, BOM Torrefacto, BOM Wheat e BOM Coriander), todos criados na própria cervejaria.

Seu aroma único é a soma de famosas variedades de lúpulos East Kent Golding e Styrian Golding, além do lúpulo americano Cascade, todos em equilíbrio com as notas frutadas e florais. É um exemplar bastante aromático. Na apresentação, coloração cobre alaranjada, translúcida, de boa formação e estabilidade de espuma.

Para harmonizar

Para acompanhar essa deliciosa cerveja, que tal uma bela massa? O spaguetti a carbonara, além de delicioso, é bastante gorduroso por conta do bacon, ideal para essa cerveja que, um pouco mais lupulada do que o normal, limpa o paladar permitindo uma nova garfada.

From Hell (CluBeer fev/15)

Beer Art

Triporteur from Hell é uma cerveja escura feita com malte caseiro tostado. Esta cerveja traz notas de chocolate, caramelo, café fresco e pão. Em sua composição, são usados quatro tipos de maltes caseiros (BOM Dark Roasted, BOM Wheat Roasted, BOM Seasalt e BOM DRC).

Seu aroma único é a soma de famosas variedades de lúpulos Europeus como East Kent Golding e Styrian Golding, além de notas de açúcar mascavo. Na aparência, coloração escura, boa formação e estabilidade de espuma. No aroma, notas de caramelo, uva, chocolate, frutas escuras, bem fresca. No paladar, corpo leve, amargor do malte tostado, frutada, acidez interessante, café e caramelo. Aftertaste adocicado. Excelente exemplar!

Para harmonizar

Nada mais do que um delicioso brigadeiro. Apesar de uma sobremesa simples, as notas de cacau se unem às da cerveja, intensificando o dulçor. Se a ideia for um prato principal, podemos seguir com filé mignom assado, as notas de tosta e caramelização da carne, também se complementam às da cerveja, intensificando o sabor.

Gageleer (CluBeer fev/15)

Beer Art

A Gageleer é uma cervejaria belga que estabeleceu novos limites para o mundo por conta de seu ingrediente único, o “Gagel”, uma planta rara que vive nas áreas arenosas na região dos Flanders. Na Idade Média, era usada no processo de fabricação de cerveja como um meio para trazer sabor às cervejas e também preservá-las.

Essa erva utilizada na produção desta cerveja é encontrada apenas em um pântano no norte de Bélgica. Toda a renda obtida com a venda da cerveja é doada para a associação que mantém e protege o pântano. Além disso, todos os ingredientes utilizados na Gageleer são orgânicos.

De coloração dourada, sua aparência é muito convidativa. Aroma peculiar, essa cerveja se destaca pelas notas exóticas e adocicadas, remetendo a mel e eucalipto. Levemente picante, surpreende pelo equilíbrio entre o doce e o amargor das ervas. É uma cerveja bastante refrescante, apesar do alto teor alcoólico.

Para harmonizar

Apesar de bastante complexa e rica sensorialmente, a harmonização é bastante simples porém não menos incrível. Salmão ao molho de mel. As notas do molho se assemelham às do mel da cerveja, intensificando o dulçor e a refrescância. Para acompanhar, a sugestão é que sejam itens que não sobressaiam ao peixe e o molho para que não prejudique no casamento do prato principal e da bebida, então que tal arroz integral com gergelim negro?

Heretic Evil Twin Red Ale (CluBeer fev/15)

heretic.jpg

Evil Twin, “Gêmeo do mal” em português, só não é ruim porque ela é a demais para resistir! Assim que a cervejaria denomina a Evil Twin Red Ale. E não é por menos, apesar do nome, essa cerveja é um excelente exemplar para os amantes de lúpulo. Em equilíbrio com o malte, voltado para o dulçor do caramelo, o amargor se faz presente, sobretudo no retrogosto (gostinho que fica após o gole).

Bem carbonatada, a cerveja apresenta boa formação e persistência de espuma, coloração cobre claro e teor alcoólico de 6,8% que, de tão inserido, oferece uma agradável sensação de aquecimento. O aroma segue o mesmo perfil do sabor, percebendo o equilíbrio entre dulçor vindo do malte e o amargo do lúpulo.

Para harmonizar

Pizza de calabresa. O dulçor da carne se assemelha ao da cerveja e o lúpulo provoca a limpeza do paladar, permitindo uma próxima garfada mais leve e sem pesar.

Du Bocq Saison 1858 (CluBeer jan/15)

Beer Art

A cervejaria Du Bocq foi criada em 1858 por Martin Belot, fazendeiro em Purnode. A cervejaria é independente e continua sob controle desta família há seis gerações. Iniciaram suas atividades numa fazenda, produzindo cervejas no inverno, devido às baixas atividades no campo. As produções de cerveja foram tornando-se cada vez mais importantes, e em 1960 a família Benot intensificou as operações na fábrica. A descoberta de um poço d'água na fazenda impulsionou a fabricação cervejeira e a qualidade das cervejas que produzem até hoje.

Na boca, bem carbonatada, a Du Bocq Saison 1858 é uma saison bastante refrescante, com um amargor limpo e evidente, com notas florais no retrogosto. De espuma persistente e de boa formação, essa cerveja se destaca pela coloração amarela, sendo levemente turva. No aroma, as notas florais acompanham o sabor e o amargor também se faz presente em conjunto com as notas frutadas de laranja, tangerina, limão, damasco, especiarias.

Para harmonizar

Um tapenade de azeitonas verdes é uma ótima sugestão. Atum selado com gergelim também combina e, em ambos os casos, podem incluir torradinhas ou pão, que só complementarão a harmonização e a deixarão ainda mais saborosa!

Urthel Hop-it (CluBeer jan/15)

Beer Art

As cervejas Urthel têm sua origem na região dos Flanders, Bélgica, tendo sido fundada no ano de 2000. Inicialmente a cervejaria Van Steenbergen, que produz as cervejas Augustijn, Gulden Draak e Piraat, foi responsável pela produção comercial das cervejas. Atualmente, esta responsabilidade é da cervejaria De Koningshoeven, localizada na Holanda, que produz as cervejas La Trappe.

A Urthel Hop-it é uma cerveja de coloração dourada, levemente turva. Inspirada no estilo India Pale Ale, que a mestre-cervejeira da cervejaria Leyerth experimentou na América do Norte e pela qual se apaixonou. Desde 2000, a Urthel é uma criação concebida pelo casal Hildegard e Bas van Ostaden - proprietários da cervejaria. O duo divide as responsabilidades: Hildegard, a mestre-cervejeira, formula as receitas e produz as cervejas, enquanto Bas, o artista, desenha os rótulos, embalagens e materiais de venda.

Sendo assim, em sua homenagem, foi criada a Hop-it, uma cerveja vibrante, de sabor único e que utiliza diferentes lúpulos aromáticos em sua composição. Sua espuma é generosa e de boa persistência. Seu sabor é condimentado com suave frutado. No aroma, lúpulos cítricos, herbais, abacaxi, banana, cravo e mel.

Para harmonizar

Spaghetti carbonara. Uma das massas mais tradicionais da Itália, é feita com bacon, azeite, parmesão e alho. Por ser um prato bastante ativo e gorduroso, pede uma cerveja que tenha ou um alto teor alcoólico ou amargor intenso, pois ambos contrastam com a gordura. Neste caso, a Urthel Hop-it, contempla os dois quesitos, sendo ideal para a harmonização.

North Coast Scrimshaw (CluBeer jan/15)

Beer Art

Pioneira em cervejas artesanais, a Cervejaria North Coast inaugurou em 1988 um pub local na histórica cidade de Fort Bragg, na costa de Mendocino, no estado da Califórnia. Sob a liderança do mestre-cervejeiro Mark Ruedrich, tem desenvolvido uma forte reputação de qualidade, tendo conquistado mais de 70 prêmios em concursos nacionais e internacionais. O nome deste rótulo é uma homenagem a gravuras popularizadas por marinheiros do século 19. Scrimshaw é uma refrescante German Pils fabricada de acordo com a melhor tradição europeia para o estilo. É feita com malte Munique e os lúpulos Hallertau e Tettnang. Visualmente, é uma cerveja de coloração amarelo palha, levemente turva, boa formação e média persistência de espuma.

No aroma, notas de biscoito, pão, lúpulo e suave residual adocicado no malte, que pode ser percebido porém não deve ser predominante. No sabor, seu caráter lupulado e de sutil amargor limpo garante uma cerveja refrescante com final seco e marcante. Ideal para dias de calor, por ser bastante fácil de beber.

Para harmonizar

Por ser leve, essa cerveja pede que as harmonizações também sigam esse conceito, deste modo sugerimos filé de tilápia grelhada com legumes salteados no azeite ou, se quiser um lanchinho rápido, miniquiches de palmito. Se a ideia é aproveitá-la com os amigos, é a pedida ideal para uma mesa de bar enquanto petisca alguns aperitivos de amendoim entre uma conversa e outra. Ou seja, opção de experimentar essa cerveja não faltará!

Dead Frog Vienna Lager (CluBeer jan/15)

Beer Art

A cervejaria é canadense e está pela primeira vez no Brasil. Antes, seu nome era Backwoods Brewing Company, mas decidiram mudá-lo para Dead Frog, que em português quer dizer Sapo Morto. O intuito da troca era de que seus consumidores lembrassem mais de sua marca. A cervejaria também é engajada com a sustentabilidade e defende o uso da reciclagem sempre sob o slogan: "Save the frogs. Recycle!"

A Dead Frog Vienna Lager é uma cerveja sob o estilo alemão Vienna Lager. O malte predomina sobre o lúpulo, embora neste exemplar ele seja tão presente quanto. De corpo médio, coloração âmbar avermelhado, levemente turva, boa formação e persistência de espuma. No aroma, malte Vienna, dulçor residual e suave tostado. O lúpulo principalmente usado é o Hallertau, de origem alemã e que confere características florais e frutado leve.

Para harmonizar

Frango assado! As notas de dulçor do malte se assemelham ao caramelizado da carne da ave, intensificando suas semelhanças. Para acompanhar, legumes cozidos ou até mesmo um arroz bem branquinho. Agora, se você gosta de comida árabe, vai adorar essas duas dicas: a Dead Frog Vienna Lager vai superbem com beirute ou até com kebab, alimento de origem turca apreciado no mundo inteiro. No século 10, foram elaboradas as primeiras receitas de kebab, e eram servidos aos membros da corte na Pérsia, e, assim, este alimento ficou tão famoso e apreciado. Ele nada mais é que uma carne assada num espeto, que vai girando em forno aberto. Posteriormente, corta-se essa carne em tiras muito finas e coloca-se dentro do "pão pita", que corresponde a um pão da Arábia, acrescentando cebola, salada, e um molho chamado tahine. Enfim, uma delícia!

MC 10 Anos (CluBeer jan/15)

Beer Art

A MC 10 anos é uma cerveja comemorativa de 10 anos de vida da rede de lojas especializadas conhecidas como Mestre-Cervejeiro.com, fundada pelo sommelier Daniel Wolff, renomado no mercado das artesanais, que vem ao longo desse período promovendo a cultura cervejeira. Para comemorar uma década, em parceria com a revolucionária DUM Cervejaria, eles lançam essa incrível Session Porter. A DUM Cervejaria nasceu de forma caseira, tendo como objetivo a autossuficiência e agora inicia uma nova jornada. Recompensando aqueles que tiveram paciência em esperar esse dia chegar, Julio Moutinho, Luiz Felipe Camargo e Murilo Foltran têm inovado cada vez mais nos rótulos criados e conquistado o território nacional. A MC 10 anos é uma Session Porter com adição de cacau belga, 3,8% de álcool e 30 no índice de amargor (conhecido como IBU). Apesar de ser uma Porter, é bastante leve. No aroma, notas de cacau, café, malte torrado. A presença do lúpulo é baixa e permanece em segundo plano. No sabor, caramelo, cacau e o dulçor de malte estão em harmonia.

Para harmonizar

Nada melhor que entrar no clima sulista e sugerir um apetitoso churrasco, prato típico da região. As notas tostadas da cerveja se unem às da carne causadas pelo cozimento sobre o carvão, intensificando as suas características. Agora, se a ideia é aproveitá-la pelas notas de chocolate meio-amargo, café e toffee, podemos também harmonizá-la com uma sobremesa. Neste caso, que tal um bolo de cenoura?

Madalena Pale Ale (CluBeer jan/15)

Beer Art

Fundada em janeiro de 2012, em Santo André (SP), a Cervejaria Premium Paulista (CEPP) tem como atributo principal a qualidade de suas cervejas, conhecidas pelo nome de Madalena e elaboradas com receitas artesanais, utilizando tecnologia de ponta e uma infraestrutura bastante moderna do mercado.

Apesar de ser uma cervejaria nova, tem se destacado pela qualidade de suas cervejas e produção acelerada, conquistando o paladar de grande parte dos apreciadores de cervejas especiais. Atualmente, a carta de cervejas apresenta 6 estilos, dentre eles esse que trazemos no kit de janeiro para você!

Sob o estilo American Pale Ale, a Madalena Pale Ale é uma cerveja lupulada em equilíbrio com o malte. Aroma suave, marcado por nuances cítricas e florais do lúpulo e malte caramelizado levemente tostado, em segundo plano. De corpo baixo e carbonatação intermediária é muito refrescante, com ótimo drinkability. Coloração âmbar, apresenta uma moderada e persistente formação de espuma.

Para harmonizar

Nossa sugestão para essa deliciosa APA são pratos mais gordurosos, pois o amargor contrasta com a gordura, permitindo uma próxima garfada mais leve, pois limpa o paladar. Sendo assim, que tal um belo e suculento hambúrguer de carne ou uma picanha grelhada? Em ambos os casos, o casamento com a Madalena Pale Ale é perfeito, além de delicioso, não é mesmo?

Gauloise Brune (CluBeer dez/14)

Beer Art

A Gauloise Brune foi a primeira cerveja fabricada pela cervejaria Du Bocq, em 1858. A cervejaria foi criada em 1858, por Martin Belot. Após 6 gerações, ainda pertence à família Belot. Está localizada na turística de Condroz e fabrica cervejas utilizando o processo tradicional das cervejas Ale com a segunda fermentação na garrafa. A Gauloise Brune é uma cerveja escura, de coloração marrom, aparência levemente turva e com boa e persistente formação de espuma. Seu aroma apresenta toques de coentro com malte torrado. Já seu sabor, devido ao malte torrado, é caramelizado e remete a notas como chocolate, caramelo e especiarias. Levemente amarga no final e teor alcoólico mais elevado, proporcionando uma leve sensação de aquecimento.

Para harmonizar

Para encerrar a nossa harmonização natalina, rabanadas! Prato típico de Natal, fica excelente se harmonizado com a Gauloise Brune, por conta de suas notas de chocolate e especiarias, como canela, além do açúcar. Também por ser um prato gorduroso, encaixa-se perfeitamente com uma cerveja mais alcoólica, permitindo que não pese no paladar!

Leön Baladin (CluBeer dez/14)

Beer Art

A Baladin é precursora dos movimentos das cervejarias italianas. Tem a característica de ser inovadora em criar cervejas artesanais diferenciadas. A cervejaria e o brewpub nasceram em 1986, na cidade de Piozzo, com 1.000 habitantes na província de Cuneo, Itália. Seu proprietário e mestre cervejeiro, Teo Musso, é precursor do movimento das cervejas italianas. Sua atuação em criar cervejas artesanais profundamente diferenciadas vem chamando a atenção em diversas partes do mundo.

Fundada como uma cerveja de Natal, a Leön Baladin é uma Belgian Dark Stong Ale e apresenta coloração marrom avermelhada e espuma bem cremosa e de considerável persistência, em sintonia com a explosão de aromas que remetem ao chocolate, frutas secas, alcaçuz e caramelo. Corpo médio, malte e lúpulo presentes e em harmonia, suave dulçor e acidez proeminente. O exotismo das notas de cacau, café e especiarias, se mistura ao aspecto licoroso e ao toffee, e as notas de frutas secas complementam o conjunto delicioso deste exemplar. Não é pasteurizada e é refermentada na garrafa.

Para harmonizar

Para desfrutar o máximo dessa cerveja natalina, que tal um bolo de chocolate e frutas secas? As notas de cacau, toffee e frutas secas se complementam com as da sobremesa, intensificando seus pontos em comum. Caso queira desfrutá-la para o prato principal, sugerimos harmonizá-la com costelinha de porco, pois por conta do seu alto teor alcoólico age como adstringente para a gordura da carne, limpando o paladar, sem pesar na garfada.

Commerzienrat Riegele Privat (CluBeer dez/14)

Beer Art

Tratar a cerveja com paixão sempre foi o lema e a motivação da Cervejaria Riegele. Por isso, levam sempre em consideração o compromisso incondicional com a qualidade e uma atitude positiva perante a vida que caracteriza toda a tripulação da cervejaria. Amor e apego à região, a responsabilidade para com os clientes, bem como a dedicação a arte tradicional de fabricação de cerveja são as premissas desta cervejaria.

Cerveja do estilo Münich Helles, típico da escola alemã, apresenta uma coloração dourada e brilhante, boa formação e persistência de espuma e aparência límpída. No aroma, leve maltado e sutil toque de lúpulos florais, que embora em segundo plano é presente e suave. Refrescante, seu aroma do malte remete a pão, biscoito. O corpo, apesar de médio, é bastante harmonioso e agradável, pedindo um novo gole. No sabor, o malte e o lúpulo em agradável equilíbrio, deixando um paladar sedoso e fino.

Para harmonizar

Por ser uma cerveja leve, idealmente harmoniza com pratos também neste perfil, como uma truta grelhada ou para entrada da ceia, acompanhando uma salada de folhas ou até mesmo o salpicão de frango.

Sea Dog Hazelnut Porter (CluBeer dez/14)

Beer Art

Cervejaria fundada em 1993 na Flórida, a Sea Dog tem conquistado fãs não só por sua qualidade nas receitas como também pelo seu agradável e carinhoso mascote, o cachorro que aparece em todos os rótulos da Cervejaria. Segundo contam, esse cachorro era o mascote do porto das proximidades da cervejaria onde as pessoas iam pescar, por este motivo ele está vestido com capa de chuva. Com esse rostinho simpático, quem não vai gostar deste mascote, não é mesmo?

Sob o estilo Porter, essa deliciosa Sea Dog Hazelnut tem sua receita baseada nas American Porters, com a adição da avelã, muito comum no cardápio natalino norte-americano, país origem da cervejaria. A Porter é o estilo que tem origem das Brown Ales inglesas e precede a Stout, destaca-se pelas notas de chocolate e cacau, enquanto as Stouts, pelas de café e torrado.

De aparência imponente, apresenta coloração marrom castanha, boa formação e persistência de espuma. Corpo médio-leve, destaca-se pelo delicioso aroma de avelã, lembrando nutella e chocolate ao leite, além de suave caramelo. Em equilíbrio, o amargor dos maltes tostados e do lúpulo sugere breve acidez e dulçor.

Para harmonizar

Para intensificar ainda mais o sabor do chocolate e da avelã, nada melhor que partimos logo para a sobremesa e devorarmos com ela um chocotone bem fresquinho e aveludado. As notas de chocolate são intensificadas, aumentando o dulçor e a sua percepção do cacau.

Providência CascaHell (CluBeer dez/14)

Beer Art

“Pode deixar que vou tomar providência!” E foi com esse decreto que batizavam a Cervejaria Providência de Cascavel, Paraná. Desde 1901, essa cervejaria tem operado seus tanques cervejeiros trazendo as mais deliciosas receitas, sempre respeitando a tradição alemã. Em 1945, ela foi vendida pelos herdeiros, e somente em 2008 retomaram as suas atividades, produzindo três estilos: Pilsen, Weiss e Dunkel.

Agora, de cara nova, a Providência aposta em estilos de outras escolas cervejeiras como a inglesa e a americana e lançam a ESB (Extra Special Bitter), a Pale Ale e a IPA (India Pale Ale), todas com uma cascavel no rótulo, para homenagear a sede da Cervejaria.

Recém-lançada, a Providência CascaHell é uma Extra Special Bitter, estilo da escola inglesa, com predominância de um corpo leve, presença tanto no aroma quanto no sabor do malte, voltado para o caramelo e, em segundo plano e não menos evidente, o lúpulo inglês, que confere um perfil mais terroso e herbal típicos da sua origem. De coloração âmbar avermelhado, possui pouca formação de espuma, que também é uma característica das cervejas inglesas.

Para harmonizar

Ainda no clima do Papai Noel, vamos de lombo de porco! As notas adocicadas do malte em conjunto com as da carne de porco intensificam o dulçor, tornando a combinação ainda mais harmoniosa e saborosa! Se estiver pensando num prato ainda mais típico, podemos considerar o pernil de porco com abacaxi, pelo mesmo motivo. Em ambos os casos, ficará uma delícia e você vai querer repetir!

Barco GANS (CluBeer dez/14)

BeerArt

A Barco é uma marca de cervejas, mas gosta de se denominar como uma marca de Happy Hour Lifestyle, que agrega cervejeiros caseiros, consumidores e cervejarias na busca pelas melhores e mais inusitadas receitas, elaboradas pelo método "QUIK − Quality Is The Key", sob rigoroso processo de preparo, produção e distribuição. Não fazem nada que não consumiriam com prazer. Nada mais são que BeerHunters. Mais do que apenas um simples líquido feito de malte, lúpulo e fermento, gostam de pensar em cerveja pelo que ela representa. Não seguem padrões e não limitam a criatividade dos cervejeiros. Levam as suas cervejas muito a sério.

A Barco Gans West, recém-lançada pela equipe da Barco, é uma clássica Bohemian Pilsner, toda a sua leveza em harmonia com um importante teor alcoólico de 7,6% e o aroma dos lúpulos americanos. De amargor moderado por conta do lúpulo Cascade, ela se equilibra delicadamente com o corpo leve do malte pilsen, tornando uma cerveja bastante aromática, refrescante e de ótimo drinkability, pedindo um novo gole a cada gole.

Para harmonizar

Entramos no clima do Natal! Por conta do teor alcoólico bastante alto, sugerimos pratos que sejam mais gordurosos, como leitão ou tender assado, por contraste: o álcool age como adstringente, limpando o paladar para receber a próxima garfada!

Happy B-day 3 Anos CluBeer (CluBeer nov/14)

Beer Art

Três anos de CluBeer! Nada mais justo do que brindar essa data convidando outra mulher para se juntar com as criadoras do clube de bebedores mais alegres do Planeta! Nesta edição especial de aniversário, Cris Bratt, Kathia Zanatta e Madalena comemoram mais um ano de conquistas, aprendizados e sucesso. Vida longa ao CluBeer, para que possa, cada vez mais, levar aos associados tudo que há de novidade e delicioso no mercado cervejeiro! Cheers para nós!

Fundada em janeiro de 2012, em Santo André, no estado de São Paulo, a Cervejaria Premium Paulista (CEPP) tem como atributo principal a qualidade de suas cervejas, conhecidas pelo nome de Madalena e elaboradas com receitas artesanais, utilizando tecnologia de ponta e uma infraestrutura bastante moderna do mercado.

A Happy B-day 3 anos é uma cerveja refrescante, do estilo weiss. Bastante carbonatada, com corpo médio, boa formação e persistência de espuma, coloração amarelo turva e presença de, tanto no aroma quanto no sabor, especiarias como cravo e banana. Ideal para dias mais ensolarados e de comemoração.

Para harmonizar

Salada de ervas e queijo camembert. A combinação do frescor das ervas com o frutado da Weiss traz leveza. Além disso, a presença de levedura na cerveja se assemelha ao fungo branco da casca do camembert e as notas furtadas e adocicadas da cerveja se assemelham com o queijo, potencializando o sabor da combinação.

Limburgse Witte (CluBeer nov/14)

Beer Art

A Limburg Witte Beer foi lançada em 1993, por meio de uma parceria firmada entre duas das mais tradicionais famílias cervejeiras da região de Limburg, na Bélgica. Uma clássica witbier, encanta os mais exigentes paladares graças ao seu processo de fabricação, que respeita toda a tradição secular necessária para se obter um autêntico exemplar belga. Vencedora do concurso de melhor witte beer em 2013 na Bélgica, esta clássica cerveja é uma experiência inesquecível do início ao fim. Extremamente refrescante, leve e de fácil entendimento, é a companhia ideal para diversas ocasiões. Apresenta boa carbonatação, aparência turva e coloração amarelo-claro.

Para harmonizar

Linguado ao molho de limão siciliano. As notas cítricas do limão presentes no molho se assemelham à citricidade comum das witbiers, intensificando suas notas. Por ser uma cerveja bastante leve, ideal para dias quentes, ela também pede que a harmonização tenha essa mesma intensidade, para que o prato não suprima a cerveja e assim possa aproveitar os dois!

Karavelle Oktoberfest (CluBeer nov/14)

Beer Art

A Cervejaria Karavelle tem como missão elaborar cervejas e chopes superpremium, puro malte, que utilizam matérias-primas extremamente selecionadas. As receitas são exclusivas, cuidadosamente elaboradas pelo mestre-cervejeiro da casa e seguem rigorosamente a Lei de Pureza da Baviera (Reinheitsgebot), de 1516, segundo a qual só é permitido o uso dos 4 ingredientes básicos: água, malte, levedura e lúpulo. Com sede em Indaiatuba, a Cervejaria Karavelle abriu suas portas em setembro de 2001 e tem por missão representar um momento de descobertas nos consumidores brasileiros, uma espécie de Grandes Navegações no fabuloso mundo das cervejas especiais!

O estilo Oktoberfest surgiu para celebrar o casamento do Principe Ludwig e a Therese de Saxe-Hildburghausen, em outubro de 1810. No início, ela tinha uma coloração mais escurecida e, com o tempo, foi clareando até chegar ao dourado. A Karavelle Oktoberfest apresenta uma forte presença do malte, igualmente balanceado pelo amargor do lúpulo. Apesar de perceptível, ele está em segundo plano, inclusive no aroma. Corpo médio, os ésteres frutais não são percebidos.

Para harmonizar

Pernil assado. Apesar de ser uma carne gordurosa, a Oktoberfest é uma boa sugestão pois a carga de malte serve como contraste à gordura, além das notas caramelizadas em ambos e neste caso, a harmonização seria por semelhança.

Flying Monkeys Hoptical Illusion Almost Pale Ale (CluBeer nov/14)

Beer Art

A Cervejaria Flying Monkeys é uma cervejaria artesanal, localizada em Barrie, província de Ontário, Canadá. Fundada em 2005, antes tinha o nome de "Robert Simpson Brewing Co" numa homenagem à Robert Simpson, primeiro prefeito da cidade e cervejeiro quem governou no final do século 19. Por razões de marketing, em 2009 a cervejaria foi rebatizada com a atual nomenclatura, trazendo uma abordagem gráfica ousada e psicodélica.

A "Hoptical Illusion Almost Pale Ale" foi o primeiro rótulo lançado após a mudança de identidade. Feita com lúpulos centennial, cascade e amarillo, a cerveja é uma explosão de lúpulo! Ela também passa pelo processo de 'dry-hopping' com o cascade e o amarillo. Apesar de toda essa carga lupulada, ela é uma cerveja bastante equilibrada entre lúpulo e o malte, remetendo a um leve caramelizado. Aroma suave, marcado por nuances cítricas e herbais do lúpulo e malte caramelizado levemente tostado. De corpo baixo e carbonatação intermediária é muito refrescante, com ótimo drinkability.

Para harmonizar

Pizza de calabresa! Com maior presença de gordura, essa pizza cai superbem com as mais lupuladas pois seu amargor contrasta a gordura da calabresa, e do seu gosto umami, permitindo a próxima garfada mais refrescante! E, além da parte técnica de harmonização, nada melhor que pizza e cerveja para um jantar, não é mesmo?