Shipyard Smashed Blueberry (CluBeer set/14)

Beer Art CluBeer

Recentemente chegada ao Brasil, e comemorando seus 20 anos de existência, a Shipyard, de Portland, mais precisamente à margem do rio que também leva o nome da cidade, é a 15ª maior microcervejaria americana. Em 2008, passou a fabricar quase 13 milhões de litros de cerveja, e seus produtos estão disponíveis em 40 estados americanos e fora dele. Já não era sem tempo que ela chegasse ao Brasil para corroborarmos ainda mais esse sucesso.

Sob o estilo fruit beer, apresenta uma coloração marrom escura bastante intensa, boa carbonatação, corpo médio e importante formação de espuma. No aroma, notas frutadas intensas e a presença do blueberry, que proporciona um delicioso aroma e um súbito sabor frutado. É também conhecido como mirtillo, bastante rico em antioxidantes e ação anti-inflamatória.

Além da fruta, é possível notar chocolate amargo em segundo plano. É uma cerveja que recomendamos aproveitar numa temperatura mais elevada, pois conforme vai esquentando adquire perfis ainda mais intensos e complexos no sabor e no aroma.

Para harmonizar

Torta de amoras ou até mesmo manjar de coco com ameixas ficam ótimos com o aspecto mais frutado da cerveja. Um complementa o sabor do outro, criando um delicioso terceiro elemento na harmonização. Como sugestão de prato salgado, vamos de queijo tipo brie ou um intenso carré de cordeiro.

Boa degustação!