Gordelícia (CluBeer ago/14)

Beer Art

Beer Art 9 - ago/14

É o carro-chefe da Cervejaria Urbana, que assim como tantas outras começou como homebrew. André Cancegliero, responsável por criar a marca, é um dos grandes nomes do cenário cervejeiro nacional e, em companhia de João Luiz Braga, vem fazendo um trabalho de criação de rótulos irreverentes e qualidade fantástica.

Apesar do rótulo moderno, a Gordelícia é um clássico estilo da escola belga. Sendo uma Belgian Strong Golden Ale, ela é volumosa e aveludada, com final adocicado. Leva adição de malte de trigo e cereais flocados, que trazem corpo à cerveja. Na coloração, levemente turva por conta do trigo não maltado, dourado alaranjado, destaca-se no copo e apresenta uma boa formação de espuma. No aroma, notas intensas adocicadas que remetem a cravo, banana e especiarias, provenientes do fermento trapista, utilizado na receita. Seus 7,5% de álcool proporcionam sensação de aquecimento e são ideais para qualquer estação do ano, sobretudo nos dias mais frios.

O rótulo é um dos pontos altos da cerveja! Originariamente, a ideia é que fosse uma belga mais cheinha para remeter ao termo “strong” do estilo. A partir daí, o André mudou para “Gordelícia”, que era um termo que utilizava na época de faculdade para se referir às paqueras mais “encorpadas”. Logo, o nome “pegou” e se tornou o maior sucesso da Cervejaria Urbana!

Para harmonizar

Seguindo a brincadeira com o nome, sugerimos um prato bem “gordelícia” também. Que tal banana flambada com sorvete de creme? As notas de banana perceptíveis na cerveja se assemelham às da fruta no doce, intensificando o seu sabor. É para comer sem pensar na balança!

Comment