Evento ocorre nos dias 7 e 8 de abril, no Parque Central da cidade catarinense
O Médio Vale do Itajaí, uma das regiões de forte produção de cerveja artesanal em Santa Catarina, ganha o seu evento. O 1º Festival das Cervejarias de Timbó ocorre nos dias 7 e 8 de abril, com música, cervejas premiadas e outras atrações. O evento, com entrada franca, é promovido pela Prefeitura Municipal de Timbó, por meio do Departamento de Turismo, com apoio das cervejarias Berghain, Blauer Berg, Borck e Hersing. (Confira mais opções de eventos na Agenda Cervejeira)
Desde a década de 1990, Timbó vive a ebulição do setor cervejeiro.
A diretora de Turismo de Timbó, Flávia Cipriani, ressalta:
“Em uma cidade pequena, com 42 mil habitantes, temos como diferencial econômico quatro cervejarias atuantes no município. Com o festival, fomentaremos nosso potencial como polo cervejeiro no Estado e, assim, nos tornarmos referência no universo cervejeiro.”
A estrutura da primeira edição do evento ainda contará com tendas com várias opções gastronômicas com food trucks, feira de produtos coloniais, exposição fotográfica da Expedição Hunter, feira de vinil e espaço especial para as crianças. Haverá também um local dedicado aos jogos com sinuca, pebolim, aero hockey e fliperama. Para os curiosos que querem saber mais sobre a fabricação da bebida, a Escola Superior de Cerveja e Malte, com sede em Blumenau, estará no festival para tirar dúvidas dos apreciadores da bebida.
A boa música também embalará os visitantes que passarem pelo evento. As apresentações ficarão por conta da banda Malungo, Skadrilha, Lord Herby, Headcutters, Feeler, Leo Maier Trio e Vintage Cult.
O evento tem como objetivo valorizar os timboenses e as pessoas que vivem na cidade.
O empresário cervejeiro, Luciano Martins, comenta:
“A comunidade de Timbó é extremamente unida, participativa e receptiva com os turistas. A ideia do festival é divulgar a cerveja de qualidade e os produtos locais fabricados aqui, para toda família.”
As cervejarias
Berghain: faz a alegria do nosso paladar desde 2010, quando ainda era uma cervejaria caseira e encarou o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau. Fez bonito, inaugurou um bar e agora cresce cada vez mais em números de fãs. Oferece os seguintes tipos de cerveja: Pilsen, Hefe-Weiss, Bitter e American IPA.
Blauer Berg: iniciou a atividade no verão de 2012, com um pessoal fazendo cerveja em casa. Eles tinham pouco conhecimento, mas muita vontade de conhecer o mundo das cervejas. Hoje, a Blauer Berg já tem prêmios na prateleira e muito conhecimento acumulado. A cervejaria produz os seguintes rótulos: American Pale Ale, Witbier, IPA, Pils, Belgian Dark Strong Ale e Imperial IPA.
Borck: começou em 1995, quando Brunhard Borck abandonou a vida de bancário e investiu no seu grande sonho. Em 26 de junho de 1996, o Mestre Cervejeiro Zoltan Yhaz desembarcou, vindo da Hungria, e ajuda o amigo Borck a fazer história. Trabalha com os rótulos: Pilsen, Malzbier, Weizenbier, Red Lager e India Pale Ale.
Hersing: nasceu das águas do Morro Azul, um dos pontos mais altos e belos de Timbó. A cerveja é produzida a partir da água da montanha, com malte e lúpulo europeus selecionados pelo nosso mestre: um profissional alemão que preza por qualidade e pureza.
Serviço
- O quê: 1º Festival das Cervejarias de Timbó
- Quando: 7 e 8 de abril (sábado das 15h à 1h e domingo das 10h às 19h)
- Onde: Parque Central, na Avenida Sete de Setembro, 414, próximo à Fundação de Cultura de Timbó
- Quanto: entrada gratuita