Back to All Events

2º Congresso Mineiro de Gastronomia

Evento, que reúne chefs de todo o país, inclui cursos sobre cervejas artesanais

LEO PAIXÃO, LIA QUINDERÉ E ONILDO ROCHA, ENTRE OUTROS CHEFS, CONDUZEM OFICINAS E OUTRAS ATIVIDADES NO EVENTO EM BELO HORIZONTE (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Chefs de cozinha desembarcam em Belo Horizonte para participar do 2º Congresso Mineiro de Gastronomia. O evento, de 28 a 30 de novembro, reúne no Hotel Mercure Lourdes cozinhas show, degustações, exposição de produtos, palestras, workshops, oficinas, mesas redondas, encontro de blogueiros e outras atividades. Serão oferecidos também cursos de cervejas artesanais, com a participação de Heitor Silva (Sommelier de Cervejas) e Marcella Paternostro (Chef de Cozinha). (para conferir outros eventos, entre na agenda da Beer Art, neste link)

Promovido pela Frente da Gastronomia Mineira, numa realização da Minasplan e da MW Negócios, o congresso aborda temas como sustentabilidade, tendências mundiais do mercado, turismo e gastronomia, empreendedorismo e inovação.

Marcelo Wanderley, um dos organizadores do evento, destaca:

“Trata-se de uma excelente oportunidade para empresários e profissionais promoverem um intercâmbio de ideias, conquistarem novos mercados e, ainda, realizarem negócios entre si.”

Nelson Cunha, também da organização, ressalta também o aspecto do encontro como referência para os acadêmicos:

“Vamos ter a participação de excelentes palestrantes, todos são referência em suas áreas. Será um momento único para estudantes se atualizarem sobre as tendências do mercado.”

Hotelaria e turismo também serão debatidos durante o Congresso. A palestra de abertura será ministrada por José Gândara - professor adjunto do Departamento de Turismo, do Mestrado em Turismo e do Mestrado/Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Paraná - Curitiba/PR. Ele é especialista na área de Turismo, com ênfase em Qualidade, Marketing e Sustentabilidade, tratando principalmente de hotelaria e destinos turísticos.

Empreendedorismo

Para quem tiver planejando abrir um negócio no ramo ou para aqueles que já possuem uma empresa do segmento e têm interesse em se aperfeiçoar, o evento oferece temas como "Neuromarketing para bares e restaurantes", "Como criar cardápios de alto impacto e de grande valor percebido", "Exposição de produtos e mobiliário no espaço interno de um restaurante" e "Boas práticas para manipuladores de alimentos", entre outros cursos e workshops oferecidos numa parceria com o Sebrae.

Cozinha

Como realizar um evento de gastronomia sem cheiro de comida, ingredientes frescos e chefs renomados? O Espaço Aula Senac irá oferecer importantes aulas para os amantes da culinária.

Chefs

Chefs de outros estados que desembarcam em BH para participar do evento. São eles: o paraibano Onildo Rocha, Lia Quinderé, de Fortaleza, Manu Buffara, do Paraná, Barbara Verzona e Pablo Pavon, de Vitória-ES.

Onildo Rocha - Com quase dez anos de carreira, tendo estudado em São Paulo e viajado para diferentes destinos no mundo em busca de ampliar seu repertório, o chef paraibano Onildo Rocha não deixou de lado suas raízes ao escolher firmar suas bases em João Pessoa. À frente do Grupo Roccia, que engloba o restaurante Roccia Cozinha Contemporânea, no Hotel Cabo Branco Atlântico, e o bufê Casa Roccia, que assina os principais eventos da cidade, o chef é hoje um dos principais nomes da gastronomia nordestina, sendo o precursor da alta gastronomia paraibana.

Lia Quinderé - Formada pela escola francesa Le CordonBleu, com especialização em cake design pela Wilton School, em Chicago, está a frente da Sucré Patisserie. Com três unidades em Fortaleza, a marca também está presente em mais de 30 pontos de vendas no Brasil. Em seu currículo, traz premiações como melhor Chef de Patisserie, no Melhores do ano da Revista Prazeres da Mesa 2013 e 2015; Melhor Doceria do Brasil 2015, no prêmio Gula e três anos consecutivos na regional Veja Comer&Beber Fortaleza.

Manu Buffara - A chef paranaense Manu Buffara tem se destacado no cenário nacional entre a nova geração da gastronomia contemporânea. No restaurante Manu, em Curitiba, especializado em menus degustação, os pratos são capazes de surpreender o visitante com matérias-primas bem brasileiras, que encantam pela técnica, mas também pela simplicidade e sensibilidade. Os ingredientes são um capítulo à parte, que vem de uma horta própria, cuidada por equipe treinada em jardinagem e produtores locais garimpados com rigor. Das influências que recolhe ao longo da carreira, como estágios no Noma (Copenhagen), Alinea (Chicago) e alguns estrelados pelo Guia Michelin italiano, o trabalho de Manu tem se traduzido em prêmios como Chef Revelação, Personalidade do Ano e Cozinha Contemporânea desde a inauguração do restaurante, em 2011.

Bárbara Verzola e Pablo Pavon - Proprietários do restaurante Soeta, em Vitória- ES. Bárbara Verzola trabalhou com o Chef Danio Braga na Locanda della Mimosa (3 estrelas 4 Rodas), em Petrópolis, e comandou o Locanda da Voi, no Rio de Janeiro, por 4 anos. Depois, alcançou a Itália no famoso Enoteca Pinchiorri (3 estrelas Michelin) em Firenze por 4 meses, continuou na Sicília por 1 ano no Duomo (2 estrelas Michelin) com o chef Ciccio Sultano e, finalmente, 1 ano com o grande chef Ferran Adriá no El Bulli (3 estrelas Michelin). Atualmente, faz parte do programa Cozinha Caseira da Fox Life.

Pablo Pavon iniciou os seus estudos na prestigiosa escola Cordon Bleu de Paris, depois passando pela Escola Hosteleria Casa de Campo em Madrid. Passou por muitos restaurantes reconhecidos pelo guia Michelin como Terraza Del Casino de Madrid (2 estrelas Michelin) e Sant Pau (3 estrelas Michelin). Sua maturidade profissional chegou em 2006 quando ingressou no já renomado restaurante de Ferran Adriá, o El Bulli, onde permaneceu por quatro anos, até decidir se dedicar ao seu restaurante.

Jantar Beneficente CAPE

Esses chefs também participarão, na noite de abertura do Congresso, a convite do chef mineiro Leo Paixão, do jantar beneficente em prol da CAPE – Casa de Acolhida Padre Eustáquio, entidade que ajuda crianças e adolescentes de MG em tratamento conta o câncer. O jantar acontecerá no Museu Inimá de Paula. Além dos chefs de outros estados citados acima e do idealizar do evento, Léo Paixão, o chef Paulo Vasconcelos, da Bravo Catering, também irá cozinhar no evento.

Os convites para o menu harmonizado já estão à venda na sede da CAPE (Alameda Ipê Branco, 28, São Luiz – Belo Horizonte). Para mais informações, ligue: (31) 3401-8000.

Chefs das Minas Gerais

Seletos chefs que atuam em Minas Gerais também irão participar do Congresso, incluindo Ivo Faria, proprietário do restaurante Vecchio Sogno, Léo Paixão, proprietário do Glouton, Fred Trindade, dono do restaurante Trindade, Caetano Sobrinho, do restaurante A Favorita, Rodolfo Mayer, chef e proprietário do restaurante Angatu, em Tiradentes, premiado em 2014 com uma estrela no Guia 4 Rodas e, em 2015, classificado como 34º melhor do Brasil pelo mesmo Guia. O time de feras fica ainda mais completo com os Chefs Jaime Solares, da Borracharia Gastrobar, Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, Julia Martins, do Espaço Julia Martins, Guilherme Melo, do restaurante Hermengarda, Luca Bahia, do restaurante Chez Dadette, Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistro, Ronie Peterson do Hotel Senac Grogotó - Barbacena, Luciano Avellar, do Senac Escola BH e Michael Abras, também do Senac Escola BH.

Cápsula dos Sentidos do Senac

Na entrada do evento, chamando a atenção de quem passa na rua, será montada uma grande tenda do Senac com a ‘Cápsula dos Sentidos’, que promete explorar os diferentes sentidos dos participantes (tato, olfato, audição, paladar e visão). Eles serão convidados a descobrir, com os olhos vendados, quais alimentos estão degustando. Nessa viagem sensorial, as pessoas descobrem comidas e bebidas que antes eram consumidos em MG e acabaram se perdendo com o tempo. Food Trucks, cervejarias e expositores também vão compor a entrada do evento.


Serviço

  • O quê: 2º Congresso Mineiro de Gastronomia
  • Quando: de 28 a 30 de novembro
  • Onde: Hotel Mercure Lourdes (Av. do Contorno, 7315, bairro Lourdes - BH)
  • Quanto: Cozinha Show com os chefs R$ 35 cada (até 27/11). Para a programação oficial completa, conferir na plataforma Sympla, neste link
  • Mais informações: www.congressodegastronomia.com.br