Eisenbahn leva ao Festival Berliner Weisse colaborativa de cervejeiras

Cerveja apresentada como 1º projeto colaborativo da marca foi criada para o evento de Blumenau

Tme é formado por especialistas em cerveja com diferentes formações e focos de atuação (Foto: Divulgação)

A Eisenbahn reuniu um grupo de cervejeiras para uma brassagem feita sob curadoria do Science of Beer, instituto de profissionalização cervejeira liderado por Amanda Reitenbach. O time foi composto por profissionais de formações diferentes: engenheiras, mestres-cervejeiras, sommelières, colunistas e influenciadoras, entre outras. Para conferir o resultado da ação, uma cerveja no estilo Berliner Weisse, é preciso ir ao Festival Brasileiro da Cerveja, que ocorre de 7 a 10 de março, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, Santa Catarina - como a produção é limitada, também é preciso ter sorte.

Envolvidas desde a concepção da receita até produção da cerveja, elas trabalharam cerca de dois meses no projeto.

Amanda Reitenbach comenta:

“Esse encontro, no formato como aconteceu, foi essencial para que essa cerveja ganhasse uma personalidade e uma identidade com a colaboração de todas as cervejeiras reunidas. Sabemos que a participação feminina no mercado cervejeiro vem aumentando, mas há muito o que fazer para ampliar essa representatividade. E o apoio de marcas como a Eisenbahn a esse movimento é de enorme importância.”

Alexandre Cândido, diretor de cervejas especiais da Heineken Brasil, ressalta:

“A marca Eisenbahn trabalha para valorizar e democratizar a cultura cervejeira no Brasil de diversas formas. E a ideia de reunir as cervejeiras, além de fazer parte de uma série de iniciativas para estimular a participação de cada vez mais mulheres nesse mercado, é colaborar para aumentar a visibilidade dessas profissionais no universo cervejeiro nacional.”

A apresentação do primeiro projeto colaborativo da marca é um preparatório para a abertura das inscrições para a segunda edição do reality show Mestre Cervejeiro, que pelo segundo ano consecutivo será televisionado pela emissora TNT, com produção da Endemol. No último ano, a cervejaria Eisenbahn nomeou Ivan Tozzi como o vencedor da competição, que teve seu rótulo, uma American Pale Ale (APA), lançada em janeiro deste ano.

Edição Especial Eisenbahn Berliner Weisse

  • Preço no Festival Brasileiro da Cerveja: R$ 6 (200ml)
  • IBU: 9,0
  • ABV: 3,7
  • Estilo: Berliner Weiss
  • Família: Ale
  • Temperatura ideal: 5 a 7°C
  • Aroma: ácido e leve cítrico

As cervejeiras

Aline Araujo dos Santos - Uma das primeiras sommèlieres da bebida do Brasil, é formada pelo Senac/Doemens e pela Science of Beer, onde leciona. É também fundadora da 1ª confraria feminina de cervejas de São Paulo, a Maltemoiselles. Antes de vir para Santos, comandava o departamento de Marketing da Bier & Wein, pioneira na importação de cervejas especiais. Agora, é proprietária, com o marido, da Confraria Paulistana, distribuidora de cervejas e chopes especiais.

Amanda Reitenbach - Fundadora e CEO do Science of Beer, Amanda Reitenbach ingressou no universo da cerveja já durante o curso de Engenharia Química e de Alimentos. Sua paixão a levou a se tornar uma cientista cervejeira, dedicada a pesquisas para desenvolvimento do setor. Com Mestrado e Doutorado focados no tema da cerveja, chegou a desenvolver um nariz eletrônico capaz de realizar análises sensoriais em cervejas. Professora e consultora de projetos especiais, Amanda é jurada em diversos concursos nacionais e internacionais, além de responsável pela Coordenação Técnica do Concurso Brasileiro de Cerveja.

Bárbara Andrade Mortl - Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja.

Beatriz de Souza Amorim - Sommelière de cervejas, Guia etílica, Colunista de balcão online nos sites Papo de Homem e Mixology News e Editora da Farofa Magazine, publicação de Ribeirão Preto. Apresentadora no Reality Mestre Cervejeiro Eisenbahn.

Fabiana Maria Arreguy Correa - Sócia-diretora da Academia Sommelier de Cerveja de MG. Criadora e editora da Rádio Web Pão e Cerveja. Colunista diária na Rádio CDL FM de Belo Horizonte onde apresenta a coluna Pão e Cerveja. Colunista do Jornal Estado de Minas onde assina a coluna Líquido e Certo. Professora do curso de pós-graduação em Tecnologia Cervejeira da universidade UNI-BH.

Gabriela Müller - Farmacêutica, proprietária da Levtek empresa de produção de leveduras líquidas e análises de cerveja.

Katia Jorge - Mestre-cervejeira

Laura Pereira Brait - Engenheira de Alimentos formada pela UFRGS, Técnica Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte e Cervejeira da Cervejaria Imigração.

Ludmilla Torres Antoniazzi - Engenheira de Alimentos formada pela Universidade Estadual do Centro Oeste, no estado do Paraná. Mestre Cervejeira pela VLB Berlin e Sommelier de Cervejas pelo ICB. Atualmente Especialista de Mercado no Comercial de Malte da Cooperativa Agrária.

Rafaela Brunetto Kappaun - Gastrônoma e Sommelier de Cervejas, foi a primeira embaixadora da Brooklyn Brewery no Brasil. Consultora para projetos na área cervejeira, cria cartas de cervejas, treina equipes, desenvolve harmonizações e realiza eventos no mercado da cerveja.

Rosaria Penz Pacheco - Economista/ Sommelière de Cerveja, Juíza do BJCP, Proprietária da Penz Bier - Das Haus.