Três cervejas premiadas no European Beer Star

Bamberg, Bierland e uma revelação, a Abáris (de Campinas), são premiadas na Alemanha

Cervejas brasileiras venceram em estilos germânicos e da região da Boêmia, superando cervejarias alemãs (Fotos: Divulgação)

Entre quase 2 mil cervejas de 45 países inscritas no European Beer Star, três do Brasil conquistaram ouro. Para duas dessas cervejas premiadas, medalhas já se tornaram rotina - a Bamberg Altbier e a Bierland Bock -, enquanto a terceira é uma revelação, a Abáris Schwarz, da cervejaria Abáris, de Campinas (SP), com produção na Brotas Beer, em Brotas (SP).

O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 11, em Nuremberg (Alemanha). Foi a mais acirrada disputa da competição, uma das mais importantes do mundo cervejeiro.

Em 2015, foram inscritas 1.957 cervejas, um aumento de 21,3% em relação a 2014 (1.613). Dos 45 países participantes, a metade (23) conquistou medalha. A premiação foi definida em julgamento em Munique que mobilizou 115 avaliadores.

Ao revelar as cervejas premiadas, os organizadores destacaram a proeza de produtores de outros países, como o caso do Brasil, ao vencerem em categorias de estilos germânicos e da região da Boêmia, superando cervejarias alemãs.

As brasileiras premiadas

  • Bohemian-Style Schwarzbier - Abáris Schwarz (Cerveja Abáris, Campinas-SP)
  • German-Style Dunkler Bock - Bierland Bock (Bierland, Blumenau-SC)
  • Düsseldorf-Style Altbier - Bamberg Altbier (Bamberg, Votorantim-SP)

Confira os números detalhados divulgados pelos organizadores.


Medalhas por país

Dos 45 países com cervejas inscritas, 23 conquistaram medalhas no European Beer Star 2105 (Foto: Divulgação)


Cervejas inscritas

Gráfico divulgado pela organização do European Beer Star mostra a escalada do número de cervejas inscritas, ano a ano (Foto: Divulgação)