10 sites para quem faz cerveja caseira

Endereços virtuais que oferecem conhecimento importante e ferramentas que auxiliam o homebrewer

Sites trazem dicas de equipamento, como usar, além de recursos virtuais que facilitam o trabalho do homebrewer (Foto: Adam Wilson/Unsplash)

Atualizada, 19/3/2023, 20:50

Com o objetivo de facilitar a vida de quem pretende fazer cerveja caseira, a revista Beer Art fez uma seleção de 10 sites brasileiros que oferecem conhecimento importante e em alguns casos até mesmo ferramentas virtuais que auxiliam o homebrewer. São blogs, portais, seções de fornecedores de insumos e equipamentos, páginas de associações, todas tendo em comum conteúdo útil, como apoio relevante para quem faz ou quer fazer cerveja em casa.

Esta seleção é periodicamente atualizada pela Beer Art (inclusive com a remoção de sites que infelizmente ficaram fora do ar). Confira a seguir os sites nacionais selecionados e uma descrição de cada um. E salve também o endereço revistabeerart.com/como-fazer, onde esta lista, assim como outras dicas, guias e notícias sobre homebrewing estão disponíveis.


A Beer Art criou esta seção em seu site para agrupar conteúdos de interesse e utilidade para os cervejeiros caseiros, inclusive as próprias listas de sites úteis. Na seção, você encontra também notícias, os guias atualizados BA e BJCP, entre outros conteúdos (para acessar, clicar aqui).


Fabiana Büll Haik, a Bia Bier, combinou a formação como sommelier e homebrewer com a habilidade da comunicação em vídeo, para criar o curso online que ensina a fazer cerveja em casa. Para saber mais sobre o curso, com 16 aulas e sala virtual para tirar dúvidas, confira aqui. Bia Bier também criou um projeto paralelo, o Workshop Cervejeiro (saiba mais aqui).


A Escola da Cerveja lançou uma opção de ensino a distância. O curso Produção Artesanal de Cerveja traz 25 vídeos, em sete módulos, com passo a passo, conteúdos teóricos e práticos para a produção cervejeira, além de apostilas de cada módulo e materiais didáticos extras e cinco provas (para acessar o curso, clicar aqui).


Acervas

Os sites das Acervas são excelentes referências para os cervejeiros caseiros, com troca de informações, agenda de eventos, dicas e curiosidades. Como exemplo, a Acerva Carioca que traz um vasto material didático, boletins técnicos, glossário e um Beer Map (para acessar, clicar aqui).


Podcast quinzenal criado por Estevão Chittó - sócio e cervejeiro da Suricato Ales, e um dos cervejeiros caseiros mais premiados do Brasil - e Henrique Boaventura, cervejeiro caseiro, Juiz BJCP. O objetivo é trazer "os assuntos mais recentes, técnicas, responder dúvidas e polemizar" (para acessar o site, clicar aqui).


Desenvolvido pela WE Consultoria, o site fornece informações ao mercado de cerveja artesanal. Com layout bem simples, o espaço é bastante útil principalmente para quem está começando a se aventurar pela produção cervejeira, contando inclusive com um passo a passo de como preparar, lista de equipamentos, ingredientes e etapas da fabricação (para acessar o site, clicar aqui).


Blog da loja de insumos e equipamentos, o Lamas Brew Shop oferece uma lista de ferramentas de apoio ao cervejeiro. Desde informações sobre fermentação, maturação, dicas sobre equipamentos e processos como o uso de densímetros e refratômetros, até arquivos de para serem usados no Beer Smith (software cervejeiro) e tabela periódica dos estilos da cerveja (para acessar o site, clicar aqui).


O Instituto da Cerveja Brasil passou a oferecer cursos também na modalidade online. O primeiro é um introdutório ao Universo das Cervejas Especiais. Com a iniciativa, a escola pretende viabilizar o aprendizado de entusiastas que estão longe das grandes cidades ou mesmo não tem flexibilidade de horários (para saber mais sobre a criação do curso, clicar aqui).


A plataforma nasceu para criar uma rede dedicada aos cervejeiros caseiros. Um lugar onde é possível descobrir novos produtores, trocar títulos de cervejas caseiras, bem como suas receitas, além de se conecar com fornecedores. Um ambiente virtual para o homebrewer apresentar sua receita e experimentar outras (para saber mais, clicar aqui).