Sabonete artesanal mostra outro dom da cerveja

Cervejas estrangeiras, como a Vedett, e brasileiras estão entre as várias opções de sabonetes (Foto: Divulgação)

Por Sarah Buogo

Especial para a Beer Art

A versatilidade da cerveja não tem limites. A bebida também virou ingrediente básico de sabonete. Essa é a proposta da microsaboaria Confraria Beer Soap, que acrescenta cerca de 30% de cerveja na produção de cada barra. Marcas consagradas como Delirium Tremens, Chimay Blue e Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb, assim como rótulos das brasileiras Colorado, Falke Bier e Rasen, são matéria-prima desse produto. A produção é artesanal e desde janeiro deste ano a empresa produz por mês uma média de 2 mil sabonetes, um quinto da capacidade (10 mil).

Os sabonetes apresentam características peculiares de acordo com a cerveja utilizada. O Falke Bier, por exemplo, tem aroma frutado e textura cremosa, quase um hidratante, lembra a espuma consistente característica da Tripel Monasterium. Já a Mort Subite Xtreme Framboise tem aroma bem mais adocicado.

A ideia de produzir sabonetes com cerveja, conta o fundador da microsaboaria, Bruno Lopes, surgiu por acaso enquanto ele pesquisava o tema e constatou que a técnica era muito comum fora do Brasil mas pouco conhecida aquil. “Os sabonetes são produzidos à mão com ingredientes 100% de origem vegetal”, explica. “Não usamos sebo animal ou qualquer produto químico/petroquímico com a intenção de produzir mais espuma ou fazer com que ele dure mais. Todas as propriedades derivam dos óleos e manteigas vegetais usados no processo.”

Os cereais são os principais responsáveis pelos benefícios. A aveia, a cevada e o trigo, por exemplo, são ricos em minerais e concorrem para a saúde da pele. Outro ingrediente-chave, o lúpulo, atua como calmante da pele irritada, além de ser um excelente antibacteriano, antioxidante, anti-inflamatório, antisséptico e antiviral. Por fim, grãos maltados produzem açúcar e por isso fornecem uma espuma abundante, cremosa e sedosa.

Serviço: Os sabonetes da Confraria Beer Soap são produzidos em São Paulo e comercializados pela loja online: www.confraria-beersoap.com. Alguns tipos podem ser encontrados nas próprias cervejarias que fornecem a matéria-prima. Os valores variam de R$ 20 a 25.

MR. Beer lança dois novos rótulos com a cervejaria Burgman

A Mr. Beer, em parceria com a Cervejaria Burgman, apresenta a partir deste mês dois novos rótulos em suas mais de 80 lojas espalhadas pelo país:

A Wild Single Hop

Lager (IBU 20 e 4,5% de álcool) feita com o lúpulo Liberty americano. Por ser uma cerveja de baixa fermentação, com doses excedentes do lúpulo Liberty, sua principal característica é o "toque selvagem de amargor", por isso o nome.

Harmoniza com - Peixes e frutos do mar, além de porções em geral e churrascos.

Outlaw Hop Weiss

Cerveja de trigo (IBU 30 e 5,2% de álcool) com carga extra de lúpulo que confere sabor marcante e bom amargor, unindo cremosidade e refrescância.

Harmoniza com - Frutos do mar e com pratos da culinária alemã condimentada.

Vídeo com dicas de Kathia Zanatta antecipa lançamento de produto

Como parte da campanha para promover o lançamento da Cervejeira Consul Mais, prevista para chegar às lojas em abril, a mestre cervejeira e sommelier de cervejas Kathia Zanatta, do Instituto da Cerveja do Brasil, reuniu em vídeo dicas para os entusiastas da bebida.

Para ver o vídeo, entre aqui.

O novo produto tem prateleiras removíveis que permitem armazenar até 75 latas de 350ml ou 60 long necks, além de garrafas grandes e barris de 5 litros, com controle eletrônico com cinco níveis de temperatura entre 5° e -4°C.