Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Tipos de vinho: do porto, argentino e muito mais!

Conheça os tipos de vinho!

Há muitas variedades de vinhos espalhadas pelo mundo (Foto: Maksym Kaharlytskyi/Unsplash)

Para melhor saborear as diversas variedades de vinhos é preciso antes entender quais os tipos existentes no mundo. Para isso, é recomendado analisar a sua coloração, os tipos de uvas e analisar alguns aspectos que mudam os sabores, como o tempo de reserva e outros detalhes.

Mas você conhece os tipos de vinhos espalhados por aí? Se a resposta for não, fique até o final deste artigo e conheça os principais tipos de vinho e quais suas características, assim você conseguirá entender mais sobre esse universo.

Após esse entendimento, vai ser fácil escolher o melhor vinho e ainda recomendar para os amigos. Faça uma boa leitura!

Tipos de vinho

Não sabe distinguir os tipos de vinhos que existem no mercado? Confira a seguir alguns dos principais tipos dessa bebida que faz sucesso na maioria das casas e é ótimo para comemorações especiais.

Vinho tinto

O vinho tinto é o mais clássico de todos os tipos de vinha, essa bebida se diferencia pela sua cor. Essa coloração é resultante da extração de uvas tintas, no processo de produção usam-se as cascas da fruta e por isso uma coloração escura e avermelhada e o nome deste processo se chama maceração.

As cores do vinho podem variar de acordo com o tipo de uva usada no preparo e o tempo de maceração das cascas no mosto. Essas informações você encontra no rótulo do produto, onde é possível verificar o tipo de uva, ano de fabricação e etc.

Vinho rosé

O vinho rosé é famoso por ter uma cor fascinante e apaixonante. Em sua produção, segue a mesma técnica dos vinhos tintos mas há uma diferença no preparo, podendo ser produzido por três métodos: o tradicional, o corte de vinho e a sangria.

No método tradicional, as uvas usadas são conservadas em mostos durante um período de 2 a 24 horas até que o tom chegue no esperado rosé. No método de corte, que é a junção do vinho tinto com o vinho branco e por fim, o método da sangria antes da fermentação, é retirado mostos das cascas prensadas, com isso a cor forte fica mais clara. Vinho branco

Este tipo de vinho é super chique e elegante, ótimo para eventos especiais. E enganam se quem pensa que no seu preparo só são usadas uvas brancas, existem algumas produções que utilizam uvas tintas.

O método de preparação é similar ao do vinho tinto, o que diferencia é que assim que as uvas são prensadas, as cascas são separadas do mosto, evitando com que a coloração ou características. As uvas mais usadas na preparação são as Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Vinho de sobremesa

O vinho doce ou vinho de sobremesa é um vinha que o próprio nome já diz, com um sabor bem adocicado. Essa bebida contém um alto teor de açúcar e a diferença no preparo está na fermentação, pois permanece com grau de doçura elevado.

Para saber se o vinho é realmente doce, basta conferir a quantidade de açúcar e de acordo com a legislação brasileira, um vinho é considerado doce se tiver mais de 25 gramas de açúcar por litro.

Vinho Orange

Diferente por possuir uma cor chamativa, o vinho orange ou laranja não é feito de laranjas mas sim com uvas brancas e a coloração laranja se dá pela forma de preparo. Com os métodos de preparo parecido com os demais, o grande segredo está na fermentação.

As cascas não são removidas no processo de fermentação, após isso elas continuam em contato com os mostos e conservadas por um período de tempo, resultando em um tom laranja ou âmbar.

Espumante

Os espumantes são os vinhos para ocasiões mais sofisticadas, a diferença dos demais vinhos são exatamente as borbulhas, é um vinho com ”perlage”. O vinho mais famoso deste tipo é o Champagne, que recebeu este nome por ser produzido nessa região da França.

O espumante foi criado após um erro de preparação. Após serem fermentados e colocados em garrafas, os vinhos passam por uma nova fermentação natural, em uma dessas fermentações aconteceu que a garrafa esquentou demais, ocasionando em explosões e em bebidas com bolhas.

Após isso os produtores chegaram em um ponto certo de calor e começaram a produzir os espumantes.

Fortificados

Os vinhos do tipo fortificados, são os vinhos que possuem aguardente vínica ou outro tipo de destilado introduzidos em sua mistura no processo de produção. Essa bebida se destaca pelo sabor mais forte, doce e com um teor alcoólico superior aos demais.

Para quem procura uma bebida com a finalidade de um vinho, mas não abre mão de uma pitada a mais de álcool, certamente essa é a melhor opção entre os diferentes tipos de vinhos.

De onde vêm os melhores vinhos?

Com diversas opções no mundo dos vinhos, você sabe qual a origem dos melhores produtores dessa bebida? Abaixo mostraremos os melhores vinhos de diferentes países, anote tudo e escolha o seu preferido.

Vinho argentino

O vinho argentino é considerado o melhor vinho da América Latina e o quinto melhor do mundo. Se você busca saborear vinhos com sabores incríveis, escolha vinhos argentinos, pois será uma ótima escolha.

As terras argentinas produzem uvas e possuem espaços para grandes vinícolas, ou seja, a produção é uma das melhores no mundo por isso tamanha qualidade em seus produtos. As uvas mais plantadas são Malbec, Cabernet Sauvignon e Torrontés. Não deixe de conferir também quais são os 10 melhores vinhos argentinos de 2022, e veja como escolher de acordo com o seu paladar.

Vinho do Porto

O vinho do Porto é produzido especificamente na Região Demarcada do Douro, no norte de Portugal, com um sabor mais licoroso, doce e fortificado, essa região não fica para trás quando o assunto é produção dos melhores vinhos do mundo.

Uma curiosidade importante, apenas os vinhos produzidos na região do Douro podem receber a nomeação de "vinhos do Porto", pois eles integram a uma Denominação de Origem, ou seja, vinhos fora dessa região não são do Porto, fique atento à localização exata. Veja também os 10 melhores vinhos do Porto de 2022 e escolha a opção mais saborosa.

Vinhos de Champagne

Champagne fica localizado a 150 quilômetros de Paris e lá possui as melhores vinícolas de vinho do mundo, especificamente na produção dos espumantes. Por ser uma bebida considerada cara e elegante, os olhares em direção a essa bebida mudam quando o assunto é qualidade.

A bebida espumante foi descoberta há 344 anos por um monge religioso chamado Dom Pérignon, onde em um erro na produção de vinhos tradicionais, observou a efervescência de algumas garrafas, notando bolhas e fervedores.

Vinho italiano

A Itália é o maior produtor de vinhos do mundo, deixando para trás até os franceses. O clima super favorável facilita na plantação de uvas e resultando ótimas vinícolas espalhadas por quase todo o país.

Com a facilidade do plantio, a região se especializou na produção de vinhos e com isso ganha destaque quando o assunto é qualidade. Mas as cidades que fabricam os melhores vinhos são a Toscana, Abruzzo, Piemonte, Lombardia, Trentino-Alto Adige, Veneto e Puglia.

Experimente os vários tipos de vinho!

Há muitas variedades de vinhos espalhadas pelo mundo, isso garante uma infinidade de opções. Seja ele tinto, branco, rosé, espumante, fortificado ou de sobremesa, o vinho sempre será uma ótima opção para aquelas comemorações especiais, reunir a família e amigos. Por último, não deixe de conferir também as 10 melhores adegas climatizadas de 2022, pois a conservação correta das bebidas faz toda a diferença na hora de saborear o vinho.

Agora que você já conhece todos os tipos de vinhos e suas principais diferenças, está na hora de degustar cada um deles e descobrir qual o seu favorito. Aproveite!