Rota da Cerveja

Um tour cervejeiro pela Serra do Rio

Passeio em Nova Friburgo valoriza a Rota Cervejeira do Rio de Janeiro

Os participantes do tour cervejeiro do último fim de semana de novembro (Foto: Divulgação)

Os participantes do tour cervejeiro do último fim de semana de novembro (Foto: Divulgação)

Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, recebeu um grupo de entusiastas e especialistas do universo das cervejas artesanais no último final de semana de novembro. O objetivo da iniciativa foi fortalecer a Rota Cervejeira RJ, projeto criado para unir o mercado cervejeiro de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena e Guapimirim e fazer com que essa região, conhecida como Serra Verde Imperial, seja cada vez mais valorizada e requisitada pelos turistas. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

O tour, organizado por Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ, começou pela Cervejaria Angels & Devils Craft Beer, tocada pelas por mulheres. Lá, o grupo pode conhecer mais sobre os processos de produção da cerveja e degustar os dois rótulos produzidos atualmente pela micro cervejaria, a MaryAngel, uma witbier com alecrim e a Scarlet, uma Red India Pale Ale, para os amantes do amargor.

Seguindo o passeio, o almoço ficou por conta do Trilhas do Araçari, um restaurante vegetariano localizado no bairro de Mury. No local, o grupo foi recebido por Flávio Stern, proprietário do restaurante e grande amigo da Rota. Para acompanhar as belezas vegetarianas, a Cervejaria Dual, também de Friburgo, apresentou seus dois rótulos: uma Belgian Pale Ale e uma American Amber Ale.

O final do tour ocorreu no distrito de Lumiar. Lá os visitantes conheceram a Ranz Bier, uma das mais antigas e tradicionais da cidade, que conta com um bar próprio, numa clima de biergarten. Eles foram recebidos por Gustavo Ranzato, responsável pela cervejaria, que apresentou suas diversas cervejas, muito consumidas na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Passeio se iniciou pela Angels & Devils Craft Beer, cervejaria tocada por mulheres (Foto: Divulgação)

Passeio se iniciou pela Angels & Devils Craft Beer, cervejaria tocada por mulheres (Foto: Divulgação)

Segundo Ana Cláudia Pampillón, novos passeios estão sendo organizados para janeiro, em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Além disso, os amantes podem saborear a imensa diversidade de estilos e contemplar todas as belezas da Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro por meio de agências de viagens.

A ACCERJ-TUR - Associação das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro fechou parceria com a operadora CVC, que colocou em sua prateleira de circuitos nacionais a Rota Cervejeira RJ como um novo destino e que pode ser visitado em viagens de dois a três dias.

Além disso, a Rota Cervejeira RJ pode ser visitada com pacotes operados por agências como a Serra Brasilis, a Atlântica Turismo e a Hanseatic Travel, agência especialista em roteiros de cerveja.