Ambev compra a cervejaria Colorado

Confirmada aquisição da cervejaria de Ribeirão Preto que é um símbolo das artesanais

Compra da Cervejaria Colorado é o segundo grande trunfo da Ambev em direção ao mercado das cervejarias artesanais (FOTO: ROGÉRIO VOLGARINE/@CERVEJAECOMIDA - Arquivo Beer Art)

Uma cervejaria que é um símbolo para o movimento artesanal no Brasil agora é da Ambev. A Colorado, com duas décadas de história em Ribeirão Preto (SP), passa a fazer parte da maior corporação cervejeira do mundo. A compra, confirmada nesta terça-feira, 7 de julho, não chega a pegar o mercado de surpresa. A notícia havia sido antecipada por Fabricio Santos, do blog FullPintBR.

A Colorado é o segundo grande trunfo da Ambev em seu movimento em direção às cervejarias artesanais. A primeira foi a Wäls, de Belo Horizonte (MG). Conforme Lauro Jardim, da coluna Radar da Veja, "o fundador da Colorado, Marcelo Carneiro, continuará também na empresa, dedicando-se, principalmente, à inovação e busca por novas receitas e sabores".

Em um exercício de comparação, a partir do quadro de marcas que a Ambev apresenta em seu site, a Beer Art inseriu as marcas da Wäls e da Colorado, as duas microcervejarias recentemente incorporadas. Qual será a próxima?

Portfólio da Ambev continua em expansão, agora com duas marcas que simbolizam o renascimento da cerveja artesanal no Brasil (Foto: Arte Revista Beer Art sobre imagem do site da Ambev)

 

Perto de completar 20 anos (inaugurada em 1996), a Colorado foi uma das precursoras da combinação e mistura de sabores genuinamente brasileiros nas receitas de seus rótulos. Ingredientes como café, rapadura, mandioca, mel e castanha-do-pará estão presentes nas suas cervejas, formando sabores inusitados e mundialmente brasileiros. Em matéria publicada na edição 13 da Revista Beer Art, Fabricio Santos, do FullPintBR, conta que a Colorado deu início à criação da “escola cervejeira brasileira” com seus ingredientes típicos nacionais:

“Não é de hoje que a maioria dos experts em cerveja brasileiros consideram a Colorado como um dos pilares cervejeiros nacionais e, quando e se um dia existir uma 'escola brasileira' os louros devem ser colocados primeiramente na cabeça de Marcelo, que contra leis alemãs e brasileiras (sem ser um fora da lei, é claro) galga um degrau por dia em rota de colisão iminente e constante com o sucesso.”

Com uma planta de 4.000m², a cervejaria de Ribeirão Preto conta com mais de 10 rótulos em seu portfólio, entre permanentes e sazonais, como os mais recentes lançamentos (durante o Festival de Blumenau) Carambreja (saison de carambola e manjericão), Ybá-ia (saison com uvaia) e a Marguerite (receita colaborativa a cervejaria belga St Feuillien).

Três das atrações da Cervejaria Colorado (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art)