Brazilian Pale Ale entrará na linha da Xingu

Novo estilo faz parte da expansão da marca, de volta ao controle do fundador no mercado brasileiro

Mello Franco com Pablo, metre-cervejeiro que executou a produção da XINGU BPA (Foto: dIVULGALÇÃO)

De volta ao mercado brasileiro sob controle de seu fundador, a Xingu ganhará uma Brazilian Pale Ale em sua linha de opções de estilo. O empresário Cesario Mello Franco conta que a cerveja foi feita em caráter experimental e o resultado o levou a incluir na família Xingu.

A fórmula foi desenvolvida pelo mestre-cervejeiro Paulo Schiaveto, sob a orientação de Mello Franco, e executada pelo mestre-cervejeiro Pablo. Alinhada com o esforço da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) de promover os estilos brasileiros, a Brazilian Pale Ale da Xingu faz parte de um plano de expansão da linha da marca.

Mello Franco e Schiaveto, que desenvolveu a fórmula (Foto: Divulgação)

Hoje a produção e o mercado estão basicamente no exterior, mas o plano é inverter essa proporção e fazer a fatia do Brasil chegar a cerca de 90%. Para isso, ao relançar a marca, em dezembro de 2022, o empreendedor alinhou a operação com um distribuidor nacional, a Interfood, e a produção na Brew Center, em Ipeúna (SP).

A Xingu foi lançada há 35 anos por Mello Franco, que tempos depois vendeu os direitos no Brasil para a Kaiser e, pouco antes da pandemia, em novembro de 2019, recomprou-os do Grupo Heineken. O foco agora é expandir a cerveja no mercado brasileiro. Não só na clássica versão escura, mas também em outros estilos, com uma linha diversificada.