Bodebrown lança cerveja com a Quintana Gastronomia

Cervejaria paranaense lança a segunda criação da série especial Bière de Table

A Puela Malum segue a linhagem belga, tem teor alcoólico de quase 10% e conta com especiarias, notas sutis de jabuticaba nativa da Mata Atlântica (Foto: Divulgação)

A Puela Malum segue a linhagem belga, tem teor alcoólico de quase 10% e conta com especiarias, notas sutis de jabuticaba nativa da Mata Atlântica (Foto: Divulgação)

A cervejaria Bodebrown lança a segunda criação da série especial Bière de Table, voltada a celebrar "a união entre boas mesas e bons copos" por meio de parcerias com chefs consagrados. Trata-se da Puela Malum Strong Golden Ale com Jabuticaba, cuja receita foi desenvolvida de forma colaborativa entre o cervejeiro Samuel Cavalcanti, da Bodebrown, com o sommelier de cervejas Fabricio Thomaz e a chef Gabriela Carvalho, ambos do Restaurante Quintana, de Curitiba. Para marcar o lançamento, há na quinta-feira (10/8) um jantar harmonizado especial no Quintana (mais informações ao pé). (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A Puela Malum é uma cerveja que segue a linhagem belga, com um grau alcoólico de 9,7%, contando com especiarias, notas sutis de jabuticaba nativa da Mata Atlântica, equilibradas com notas florais e frutadas, como a de pera.

Samuel destaca:

"A receita conta com três leveduras belgas distintas, que realçam estas notas, e uma pitada de brasilidade com a jabuticaba. Indicada para o inverno, é uma cerveja forte, mas ao mesmo tempo equilibrada."

Menu exclusivo

O menu do jantar é exclusivo, elaborado para a noite de lançamento. A entrada conta com Salada de frutas, grãos e ervas, nêspera, pêssego, damasco, ameixa, ervilha, feijão azuki, guandu e ervas da horta embebidos em azeite extra virgem e vinagre artesanal de morangos orgânicos.

"O trabalho com grãos é uma de nossas assinaturas", explica Gabriela Carvalho.

Já como prato principal há Carbonnade Flamande, cubos de alcatra caramelizados com cebola, bacon Moura, peras e a Puela Malum, acompanhada de pão medieval com especiarias e mostarda nobre.

"O Carbonnade é um típico prato belga, com o qual trabalho pela primeira vez de maneira exclusiva, em uma nova receita. O toque frutado dá um sabor especial e harmoniza com a cerveja da noite", comenta Cavalcanti.

Como sobremesa, Torta de queijo e doce de leite cremoso, acompanhado de rica calda de hibisco e iogurte de kefir. O evento é finalizado com uma dose de licor de jabuticaba produzido por Samuel Cavalcanti.

Mas, afinal, o que dizer Puela Malum? Cavalcanti explica:

"Quer dizer 'menina malvada', uma referência à abelha rainha que cuida de sua colmeia. Trata-se de uma homenagem à chef Gabriela Carvalho, que se dedica com todo o cuidado e carinho ao Quintana e seu público."

Ele lembra que Gabriela também cultiva abelhas brasileiras no quintal do restaurante, extraindo dali o mel que usa em algumas de suas receitas.

A primeira cerveja da série Bière de Table foi a La Grisette Supérieur, elaborada em parceria com a chef Vania Krekniski, do restaurante Limoeiro, também em Curitiba. Chegou ao mercado no ano passado e atualmente restam poucas garrafas em lojas especializadas.

O sommelier Fabricio, a chef Gabriela e o cervejeiro Samuel (Foto: Divulgação)

O sommelier Fabricio, a chef Gabriela e o cervejeiro Samuel (Foto: Divulgação)


Serviço

  • O quê: Jantar Harmonizado Bodebrown e Quintana
  • Quando: 10 de agosto, quinta-feira
  • Onde: Quintana Café & Restaurante (Av. do Batel, 1440 - Batel, Curitiba/PR)
  • Quanto: R$ 110 (ou 2x de R$55,00 sem juros), com serviço incluso - o menu traz entrada, principal e sobremesa, com uma garrafa da cerveja
  • Como: os ingressos estão à venda neste link - a partir deste lançamento, a Puela Malum pode ser encontrada em bares e restaurantes que vendem a Bodebrown, bem como no site da fábrica