Bauernfest e festivais de vinho, chocolates e fondue movimentam Petrópolis

Cidade da serra fluminense tem agenda cheia de atrações no mês em que começa a festa alemã

Festa germânica no inverno é a principal atração da cidade serrana (Foto: Divulgação)

Atualizada, 2/6/2023 22:0

A alta temporada em Petrópolis (RJ) vai começar aquecida pelos eventos realizados neste mês de junho, mês em que começa a Bauernfest e que abriga uma série de festivais. De gastronomia a compras, petropolitanos e turistas terão muitas opções para aproveitar os últimos dias do outono e a chegada do Inverno, período em que, tradicionalmente, Petrópolis mais recebe turistas.

O prefeito Rubens Bomtempo destaca:

Nossa alta temporada é sempre um sucesso e este ano não será diferente. Petrópolis está preparada para receber visitantes e turistas, com segurança, toda a nossa diversidade de atrativos e os eventos, em especial a 34ª Bauernfest que volta a ser realizada em junho e promete ser um sucesso.
— Prefeito Rubens Bomtempo

Começou no dia 1º e vai até o dia 18 de junho o Serra Wine Week, maior festival de vinhos da Região Serrana, que chega à 13ª edição. Mais de 20 restaurantes com vinhos selecionados a preços especiais, noites de degustação, Mercado do Vinho, e jantares harmonizados. A programação completa está no site do evento.

Nos dias 16 e 17, a Praça Visconde de Mauá recebe mais uma edição da Deguste e, entre os dias 16 e 18, tem Festival do Chocolate, na Avenida Ipiranga. No fim do mês, dia 30 de junho, começa o Festival de Fondue, Caldos e Cremes, promovido pelo Petrópolis Convention e Visitors Bureau, que vai até o dia 30 de julho.

Para quem curte um bom arrasta pé, nos dias 2 e 3 o Serra Forró chega na Praça da Liberdade. A programação completa já está no Instagram @festivalserraforró. No clima junino, haverá o Arraiá do Amor, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, de 8 a 11 de junho. Danças, brincadeiras, música ao vivo e as tradicionais comidas de festa junina. No mesmo período, de 8 a 11, Petrópolis recebe a 5ª etapa do Circuito Infanto-Juvenil de Tênis.

Já no dia 11 de junho, vai rolar a primeira edição da Feira da 16 – Edição Preço Baixo. Além de produtos e descontos exclusivos, quem passar pela Rua 16 de Março vai poder aproveitar as atividades infantis, gastronomia, música, cerveja e muito mais. No mesmo dia, no entorno do Centro Cultural Sesc Quitandinha, será realizada a 4ª Exposição de Carros Antigos, promovida pela Garagem 407.

Para comemorar a chegada do inverno, teremos a 26ª edição do Solstício do Som, entre os dias 16 e 21. A Programação está sendo divulgada, aos poucos no Instagram do evento @solsticiodosom.

No dia 23, começa a 34ª edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão de Petrópolis, que, este ano volta ao período original da Festa, em junho, e promete movimentar a cidade. A Bauernfest vai até o dia 9 de julho, com atrações culturais e gastronômicas no Palácio de Cristal, na Praça da Liberdade e na Rua Alfredo Pachá. No total, serão 65 barracas de comida, cervejas artesanais de Petrópolis, artesanato, souvernis, além de food bikes espalhados pela festa. Além do Mercado de Produtos Tradicionais Germânicos e o espaço para as tradicionais fotos de época, no Palácio de Cristal.

Já a Praça Visconde de Mauá recebe, no mesmo período, o Biergarten, onde estarão reunidas as cervejarias artesanais da cidade, no evento promovido pela AMP, a Associação de Microcervejarias de Petrópolis, que conta ainda com gastronomia germânica, área kids e música ao vivo.

Petrópolis é muito procurada neste período por tudo que tem a oferecer e os eventos têm um papel importantíssimo para alavancar ainda mais o turismo da nossa cidade também na alta temporada. A Prefeitura está sempre aberta para apoiar a todos que queiram promover a cultura e contribuir para o desenvolvimento econômico e turístico de Petrópolis. Esperamos a todos para curtir o friozinho e as belezas da nossa cidade.
— Silvia Guedon, secretária de Turismo

A estrutura hoteleira em Petrópolis

Para atender aos visitantes e turistas que visitam Petrópolis, a cidade oferece 6.202 leitos, em diversos meios de hospedagem espalhados pelos cinco distritos, segundo levantamento do Disque Turismo. São hotéis, pousadas, spas e flats, com toda a infra-estrutura para acomodar grupos, famílias, casais, quem vem com crianças ou animais de estimação.

Além da vasta oferta em meios de hospedagem, Petrópolis conta ainda com uma gastronomia variada. São bares, confeitarias, restaurantes, bistrôs, hamburguerias, confeitarias, fábricas de chocolate e restaurantes que passeiam pelas mais diferentes culturas, com sabores e experiências marcantes.

Destaque ainda para as cervejas artesanais e bares temáticos. Petrópolis carrega o título de Capital Estadual da Cerveja e não é à toa. Berço da primeira cervejaria do Brasil, a Cerverjaria Bohemia, fundada em 1853, hoje Petrópolis conta com 20 microcervejarias artesanais. Com o crescimento do mercado, as marcas vêm investindo em bares próprios, oito no total, onde oferecem os tipos de cerveja produzidos por eles. Cinco deles mais a Cervejaria Bohemia, formam a Vila Cervejeira. Uma rota no Centro de Petrópolis, onde as cervejarias ficam a cerca de 100 metros uma da outra, que oferece desafios, novas experiências e muita cerveja.

Além dos já tradicionais, conhecidos e consagrados atrativos históricos, Petrópolis oferece ainda atrativos naturais e seus diversos circuitos, como Ecorrural, Religioso e de Compras, entre outros.


Serviço