Independente, Lohn Bier cresce 43% nos primeiros meses de 2023

Chope em garrafas Pet é uma das novidades no portfólio que impulsionaram crescimento

Tatiani Felisbino Brighenti (sócia e gerente de Marketing); Richard Westphal Brighenti (Cervejeiro e Sommelier); Ricardo Felisbino (sócio e gerente financeiro); Eduardo Felisbino (sócio e administrador) - Foto: Divulgação

Atualizada, 2/6/2023 10:20

Com portfólio de produtos reconhecidos no mercado das chamadas cervejas artesanais, a cervejaria Lohn, somente nos primeiros meses de 2023, teve um crescimento em volume de 43% nas marcas que distribui, que inclui Lohn e Layback. Uma inovação do portfólio que surpreendeu até previsões mais otimistas, conforme Richard Westphal Brighenti, sócio e cervejeiro, foi o chope em garrafas Pet, fáceis de consumir e uma tendência pós pandemia.

O consumo de chope em garrafa Pet tende a crescer bastante na Lohn, finalizado o período de testes, diz o cervejeiro.

Lançamos as garrafas Pet com dois sabores em 2023, tradicional Pilsen e a popular IPA. Analisamos que o consumidor de cervejas tem tido uma procura crescente por produtos mais frescos e não pasteurizados, é uma tendência.
— Richard Westphal Brighenti, sócio e cervejeiro da Lohn

O percentual de cervejas da Lohn fora de Santa Catarina também cresceu. Novos distribuidores iniciaram um trabalho que ainda continuará em movimento, com aproximação com os consumidores que se identificam com "a marca jovem, alegre, disruptiva, muito brasileira e acessível em preços".

O crescimento da marca ocorre em diferentes momentos de consumos, a aproximação com clubes de futebol, festas regionais e gastronômicas, novos distribuidores e a ampliação do relacionamento com os canais autosserviço, ajudaram a impulsionar as vendas no primeiro semestre.

Focada no consumidor, a Lohn inovou e tem colhido bons frutos. Implantou uma cadeia refrigerada que fará o abastecimento das lojas em todo o Estado de Santa Catarina semanalmente, uma vez que o produto chope, por não ser pasteurizado, não pode sofrer oscilações de temperatura.

Além de um belo produto, a execução logística e comercial tem sido um diferencial em nossos produtos não pasteurizados, que incluem também os chopes em barris de inox
— Eduardo Felisbino, sócio e diretor comercial da Lohn

As inovações sazonais também seguem. Mais recentemente uma Dark Lager para ser consumida pelos torcedores de futebol e a reedição da Lager Pinhão, impulsionada pelo frio e festa local na cidade de Lages (SC), também criam desejo pelo consumidor por novos sabores. Cervejas com ingredientes brasileiros, como maltes e lúpulos nacionais, são reconhecimentos que a marca também estimula, como se viu com a Green Belly usando lúpulos em pallet em uma cerveja com distribuição nacional e a TodaNossa, uma Brazilian Pale Ale, o segundo estilo de cerveja brasileiro reconhecido em guias de concursos. Ainda este ano uma nova Catharina Sour com frutas bastante tropicais será feita em parceria com um cervejeiro caseiro, vencedor do Brasil Beer Cup em 2022. A previsão é que ela seja apresentada em Agosto, quando acontece a próxima edição desse concurso em Florianópolis.

A fábrica em Lauro Müller/SC (Foto: Divulgação)