Cervejaria 4 Árvores lança a Paineira

Quarto rótulo da marca é do estilo New England IPA

João Henrique Nascimento Franco faz a análise da nova cerveja da 4 Árvores (Foto: Divulgação)  

João Henrique Nascimento Franco faz a análise da nova cerveja da 4 Árvores (Foto: Divulgação)

 

Quarta cerveja da marca, a Paineira é a novidade da Cervejaria 4 Árvores, de Porto Alegre (RS). O lançamento ocorre em 22 de outubro. Conforme João Henrique Nascimento Franco, um dos sócios e cervejeiro, a Paineira é do estilo New England IPA. “Embora esse ainda não seja um estilo oficial, é uma tendência entre as cervejarias americanas e das novas escolas europeias, que buscam uma IPA mais aromática, rica em sabor de frutas, com muita 'suculência', sem ser extremamente amarga”, explica.

 
 

É uma cerveja que leva uma boa carga de trigo e aveia, sendo turva e sedosa na boca.

“A quantidade de lúpulos aromáticos usados nesse estilo tende a ser grande, mas empregados de modo a extrair o máximo de aroma e sabor, mas amargor moderado. No Brasil ainda é um estilo pouco explorado e difundido”, completa.

A cerveja leva um blend de três lúpulos (Citra, Mosaic e Galaxy), usados apenas no final da fervura e dry hopping. Tem aroma intenso de frutas amarelas e leve cítrico.

“O sabor é inicialmente doce, com muitas notas frutadas (a tal suculência) do lúpulo, mas termina com um bom amargor para equilibrar. Tem bom corpo e um retrogosto bastante presente do lúpulo.”

O sócio Ivan Diehl conta que a pergunta sobre a quarta cerveja era frequente.

“Nossa intenção era criar algo diferente do que já se encontra no mercado e com muita qualidade”, salienta.

O rótulo da Paineira, ao contrário das outras cervejas, tem como fundo o anoitecer.

“O nome da quarta cerveja foi escolhida por a Paineira ser muito presente nas ruas de Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.”

A cervejaria já havia lançado em dezembro passado a Flamboyant de estilo American Pale Lager, a Ipê Amarelo uma Saison e a Jacarandá uma Belgian Ipa.


Serviço

  • O quê: lançamento da Paineira, novo rótulo da Cervejaria 4 Árvores, tendo como atrações extras vernissage do Ensaio Fotográfico Árvores do Sul, do fotógrafo André Guimarães Antunes, lançamento de cerveja da confraria Santas Tulipas (também produzida pela 4 Árvores), shows e foodtrucks
  • Quando: 22 de outubro, das 13h às 20h, no dia
  • Onde: fábrica (Av. Pará, 970, bairro São Geraldo, Porto Alegre-RS)
  • Quanto: entrada franca
Comment