Cervejaria, Destaque

4 Árvores, uma cervejaria com cuidado ambiental

Sistema trata resíduos líquidos de cerveja para serem reaproveitados na limpeza

As primeiras três "árvores" do nome da cervejaria (Foto: Divulgação)

As primeiras três "árvores" do nome da cervejaria (Foto: Divulgação)

Começa no nome o respeito ambiental da nova cervejaria instalada no bairro São Geraldo, no 4º Distrito de Porto Alegre: 4 Árvores. Nascida de um sonho de quatro sócios, a empresa lança as suas primeiras cervejas, todas "vivas" (não pasteurizadas): Flamboyant (American Pale Lager), Ipê Amarelo (Saison com mel) e Jacarandá (Belgian IPA).

"Desde o início preparamos a empresa para ter o mínimo impacto no meio ambiente”, explica um dos sócios, João Henrique Nascimento Franco.

Tanto que a cervejaria, com capacidade para produzir mais de 4 mil litros de cerveja/mês, instalou um sistema de tratamento dos resíduos líquidos da cerveja.

“O que sobra é filtrado, retorna para uma caixa d’água e é reutilizado na limpeza da fábrica”, explica.

Um sábado por mês (em junho, é neste dia 18 de junho, a partir das 14h), a cervejaria é aberta para receber os apreciadores da bebida artesanal.

“Além de abrirmos a fábrica, sempre aliamos música, exposições e gastronomia. Para nós, além de uma diversão, é muito importante ter o feedback do consumidor durante um bate-papo", acrescenta.

O sócio Ivan Diehl acrescenta:

“Prezamos muito por um produto de qualidade. O consumo de cerveja artesanal cresceu muito nos últimos cinco anos e para estar no mercado é preciso excelência no produto final.”

Depois da Flamboyant, da Ipê Amarelo e da Jacarandá, qual é a quarta árvore, para seguir o nome da marca?

“Já estamos trabalhando na quarta árvore, e a ansiedade é grande para mostrar ao consumidor o resultado final”, completa Franco.