As cervejas brasileiras premiadas na World Beer Cup

Cervejarias trazem quatro medalhas do mais importante concurso do mundo

Brasileiros no palco do principal concurso cervejeiro do mundo, em 24 de abril, em Las Vegas: Bruna Nunes, Fernanda Ueno e Francis Mainardi (Foto: Divulgação)

ATUALIZADA, 25/4/2024, 22:35

A World Beer Cup, a maior competição de cerveja do mundo, premiou na quarta-feira, 24 de abril, as melhores cervejas em 110 categorias, abrangendo 172 estilos diferentes de cerveja (incluindo todas as subcategorias). As cervejas brasileiras conquistaram quatro medalhas, das quais dois ouros e duas pratas (confira mais abaixo). A competição é organizada pela Brewers Association (BA) – a associação comercial sem fins lucrativos dedicada a pequenos e independentes cervejeiros artesanais americanos.

A St. Patrick's, produzida pelo Brew Center Cervejar Especiais, de Ipeúna (SP), conquistou duas medalhas, uma de ouro, com a St. Patrick's Old Ale, e uma de prata, com a St. Patrick's Imperial Stout. O outro ouro para o Brasil foi para a Suricato Goiabinha (Contemporary Gose), de Porto Alegre (RS). E a outra prata foi para a Caatinga Rocks, com a Mandacaru Atômico (Specialty Berliner-Style Weisse), de Maceió (AL).

A cerimônia de premiação da Copa Mundial da Cerveja foi realizada em 24 de abril de 2024, no último dia da Craft Brewers Conference e da BrewExpo Americ, no Venetian Convention and Expo Center em Las Vegas. Ao longo de 14 sessões que duraram sete dias, um painel de 280 juízes vindos de 37 países avaliou meticulosamente 9.300 inscrições. Representando 2.060 cervejarias em 50 países, a competição World Beer Cup deste ano solidificou seu status como o principal concurso internacional de cerveja profissional.

Cada prêmio representa não apenas qualidade excepcional, mas também inovação e criatividade, impulsionando a indústria global de cerveja artesanal. Os vencedores deste ano exemplificam o espírito artesanal e engenhoso e mostram os diversos sabores e técnicas que fazem da cerveja uma forma de arte. Parabéns aos vencedores deste ano por suas excelentes conquistas na fabricação de cerveja.
— Chris Williams, diretor de competição da Copa Mundial da Cerveja

os prêmios anteriores para as cervejas brasileiras

A premiação que teve mais medalhas para cervejas brasileiras ocorreu em 3 de maio de 2018, em Nashville, cidade no Tennessee (EUA), onde as cervejarias brasileiras tiveram uma noite histórica, com cinco medalhas, quase a mesma quantidade que havia acumulado em participações desde 1996.

As premiadas em edições anteriores:

2018 - OURO - Tupiniquim Pecan Imperial Stout

2018 - OURO - Wäls Brut

2018 - PRATA - Lohn Bier Carvoeira

2018 - BRONZE - Leuven Irish Red Ale

2018 - BRONZE - ZOZ #3 Golden

2014 - OURO - Wäls Dubbel (Wäls) - Belgian-Style Dubbel

2014 - PRATA - Wäls Quadruppel (Wäls) - Other Belgian-Style Ale

2008 - BRONZE - Eisenbahn Dunkel (Eisenbahn) - German-Style Schwarzbier

1998 - PRATA - Antarctica (Antarctica Paulista) - European-Style Pilsener

1998 - PRATA - Kronenbier (Antarctica Paulista) - Non-Alcoholic Malt Beverage

1996 - BRONZE - Antarctica (Antarctica Paulista) - Dry Lager