Nota Comercial implantada pelo Concurso Brasileiro de Cervejas é requisitada por mais eventos da América Latina

Pontuação se torna referência de credibilidade internacional, destacam organizadores da competição

CBC Blumenau, o mais tradicional concurso cerveleiro do Brasil, inovou em 2024 (Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação)

Uma das principais inovações do 12º Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), lançada neste ano para o mercado brasileiro das cervejas independentes, já é requisitada por outras competições latino-americanas. A Nota Comercial, que confere pontuação às primeiras colocadas em sua categoria, é mais uma forma de atestar a qualidade da bebida, cujo fabricante pode agregá-lo ao seu rótulo, chamando atenção do consumidor ao sucesso de seu produto.

Lançamos uma novidade nas Américas, já que até então era um reconhecimento restrito apenas ao mundo do vinho. Várias outras competições da América Latina nos procuram sobre como incluir a Nota Comercial em seus certames. Estamos dividindo nosso know-how junto aos membros da Federação Internacional de Concursos Cervejeiros (ou International Beer Competition Federation), lançada na última Semana da Cerveja Brasileira.
— Develon da Rocha, presidente da Semana da Cerveja Brasileira, organizadora do CBC

Rocha reforça que o CBC é membro-fundador da entidade. Por enquanto, fazem parte da Federação eventos do Brasil, Paraguai, Argentina, México, Colômbia e Uruguai.

O Concurso é um dos maiores do mundo, reunindo mais de uma centena dos melhores especialistas da bebida como jurados, em total consonância com os mais rígidos padrões europeus.
— Douglas Merlo, coordenador técnico do CBC

Inscrições para 2025

O fruto desta inovação está nas primeiras inscrições de amostras para o 13º CBC, realizadas em lote promocional entre 9 e 12 de abril. Elas superaram as expectativas, registrando aumento de 9% em relação à mesma ação realizada no ano passado. "Trata-se do fruto de um trabalho de renovação incessante, com inovações que consolidam o CBC como um dos maiores do setor no mundo. Uma prova de credibilidade", afirma Rocha. A edição de 2025 será entre 8 e 10 de março, com premiação no dia 11.