Cerveja Schatz com "alma de espumante" ganha versão rosé

Schatz Pink Muskat, com amoras na receita, tem edição limitada a 400 garrafas

Schatz Muskat é produzida a partir do mosto de uvas moscato, fermentado junto com o de cerveja (Foto: Divulgação)

Não é só a garrafa, normalmente usada para a produção de espumantes, que chama a atenção. A Schatz Muskat Bier, da Petronius Beverages, de Caxias do Sul (RS), é produzida a partir do mosto de uvas moscato. Os mostos da uva e cervejeiro são fermentados juntos, em tanques de inox, para deixar a bebida com a expressão aromática do moscatel. O bouquet é finalizado com um extrato natural de especiarias, elaborado com casca de laranja, coentro e noz moscada, na própria destilaria Agora, ela ganha uma versão rosé, Schatz Pink Muskat.

A grande novidade da Schatz Pink Muskat na receita são amoras colhidas no pátio da casa de Emílio Kunz Neto, diretor da Petronius e criador da receita, por isso a sua produção na safra 2016 é limitada a 400 garrafas. As especiarias escolhidas para essa nova versão trazem mais frescor e complexidade, com extratos naturais de hortelã e gengibre.

A ideia aqui é brincar com essa mistura de cerveja e vinho, duas paixões da Família Kunz.

“Queremos oferecer ao mercado cervejeiro uma nova expressão regional, através de um dos grandes tesouros da Serra Gaúcha: as uvas finas de alta qualidade”, explica Kunz.

A duas cervejas só têm cara de espumante, já que foram desenvolvidas seguindo o espírito da escola cervejeira belga, que permite o uso de diferentes cereais, especiarias e frutas na busca da elaboração das melhores cervejas.

"A Schatz Muskat Bier e a Schatz Pink Muskat condensam o conhecimento acumulado em 170 anos de elaboração de bebidas por nossa família. Unimos as melhores técnicas de brassagem à tradição da Petronius em enologia e à expertise de nossa família em licores", esclarece Kunz.

Toda a linha Schatz está disponível no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, à venda em em garrafas de 750 mL. A Schatz Muskat Bier tem preço sugerido de R$ 60, e a Schatz Pink Muskat R$ 90.