Schatz Muskat, cerveja com cara de espumante, chega ao Rio

Fruit Beer da Petronius Beverages, de Caxias/RS, tem lançamento no Vintage Wine Bar

A garrafa é semelhante às de espumantes, e o sabor resulta do mosto (suco) de uvas Moscato (Foto: Divulgação)

A garrafa é semelhante às de espumantes, e o sabor resulta do mosto (suco) de uvas Moscato (Foto: Divulgação)

Cerveja "com cara de espumante", A Schatz Muskat Bier, da Petronius Beverages, de Caxias do Sul (RS), desembarca no Rio. A empresa familiar com décadas de tradição na produção de vinho na serra gaúcha apresenta a sua mais celebrada cerveja, em 27 de junho (segunda-feira), a partir das 18h, no Vintage Wine Bar (Avenida das Américas, 7841 – loja 103), na Barra da Tijuca.

A Muskat Bier foi desenvolvida seguindo o espírito da escola cervejeira belga, que combina diferentes cereais, especiarias e frutas na busca da fabricação das melhores cervejas. É uma cerveja do estilo Fruit Beer.

O diretor da empresa, Emílio Kunz Neto, explica:

“Queremos oferecer ao mercado cervejeiro uma nova expressão regional, através de um dos grandes tesouros da Serra Gaúcha: as uvas finas de alta qualidade.”

A nova cerveja traz o aroma das uvas moscatéis. Com base em maltes de cevada e de trigo, é uma cerveja harmônica e com baixo amargor.

“O bouquet é finalizado com um extrato natural de especiarias, elaborado com casca de laranja, coentro e noz moscada, na própria cervejaria”, esclarece Kunz.

A Schatz Muskat Bier já está disponível no mercado carioca com preço sugerido de R$ 80,00 ao consumidor, em garrafas de 750 mL. A representação será feita pela Rio Vino, da sommelière Patrícia Cardoso; que degustou a cerveja no Sul e percebeu seu potencial no Rio: "perfeita para o clima carioca, é fresca, saborosa, harmônica e com baixo amargor, sem falar da alta complexidade aromática". Harmoniza com pratos leves e petiscos de boteco.

A Muskat Bier é o terceiro lançamento da Petronius em 2015. Antes, chegaram a Am Ipa (American India Pale Ale) e a Helles (Helles München). Apresentada ao mercado em dezembro de 2013, tendo como cartão de visitas a Schatz Blond, a Petronius Beverages resgata a história de seis gerações de produtores de bebidas no Brasil.

Em julho de 2015, a Petronius inaugurou sua nova fábrica, na localidade de São Valentim da Segunda Légua, em Caxias. Conforme a empresa, o investimento total foi de R$ 4 milhões. Com capacidade de produção de 100 mil litros de cerveja e 20 mil litros de destilado por mês, a nova fábrica é a plataforma para a expansão na distribuição. Até então restrita ao mercado gaúcho, a Petronius planeja ter seus produtos comercializados em todo o Brasil e também no Exterior. Atualmente, a cervejaria já está presente nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Gramado, Santa Maria, Passo Fundo, Flores da Cunha e Santa Cruz do Sul.