rUeRa estreia no mercado de cervejas artesanais

Com estilos clássicos, marca cigana quer levar 'goles de vivência' aos consumidores

Fernanda Brito e Bruno Martinelli estão à frente da RuEra (Foto: Divulgação)

O mercado de cervejas artesanais cresce todos os anos no Brasil. De 114 cervejarias registradas no ano de 2010 a 1.549 no ano de 2021, os números mostram que a última década foi movimentada, com muitas marcas surgindo no cenário nacional. E, nesses números, ainda não são consideradas marcas como a rUeRa, que nascem de forma cigana, terceirizando sua produção.

A rUeRa vem com a intenção de ser uma marca alegre e despretensiosa, com muita energia e que visa relembrar as boas conversas que acontecem na mesa do bar e os encontros que só quem está na rua é capaz de viver e sentir.

Fernanda Brito e Bruno Martinelli, cabeças e paladares por trás da marca, costumam dizer que a rUeRa é "livre, leve e solta", mas sem perder a responsabilidade. Todo o branding foi concebido tendo o consumidor no centro. A marca foi desenvolvida pelo Studio Bah, de Porto Alegre (RS).

"rUeRa é plural, é de todo mundo, é abrangente, inclusiva, sem caretice, sem palavras difíceis, sem cerimônias e sem frescura."

A Fe reforça que eles são uma cervejaria cigana que tem dois públicos majoritários: quem já conhece o universo das cervejas e também os novos consumidores "sendo esse último o público para o qual olhamos com carinho".

O casal, que hoje em dia mora em Campinas (SP), tornou-se conhecido pelo Instagram "Papo Fermentado", que construiu uma comunidade, sempre compartilhando conteúdo com foco no mercado cervejeiro artesanal. Agora, o foco é a cervejaria e o lançamento de seus dois primeiros rótulos, com toda a herança que foi construída.

Os primeiros lotes foram feitos na Cervejaria Cogumelo, em Campinas, fábrica especializada em produções ciganas, de várias marcas já consolidadas no mercado nacional.

Os primeiros lançamentos

Para começar, uma Dry Stout e uma English IPA. Ambos estilos fáceis de agradar e com uma pitada de tradição cervejeira que vem da Inglaterra.

Dry Stout é um dos primeiros estilos (Foto: Lukas Barreto/Divulgação)

Os lançamentos serão em garrafa de vidro, long neck, pensando em uma cerveja fácil de beber nas calçadas, nas ruas, nas festas, nos bares ou em qualquer copo. Ainda há a opção de barril de chope para pontos de venda, que serão distribuídos no interior de São Paulo e na capital. A marca ainda conta com a venda de copos e camisetas e um futuro cheio de coisas bonitas, que o design caprichado da marca vai trazer e que todo mundo adora colecionar.

Mais do que cerveja A rUeRa se baseia em dois pilares: transmitir conhecimento com leveza e viver a paixão por cervejas. Segundo Bruno, a marca "também vende uma boa experiência de contato em qualquer parte da jornada, seja através das nossas redes sociais, através do nosso site, da caixa que o cliente vai receber em casa com seus produtos ou com o pós venda."

Com tantas marcas no mercado, chegar para se destacar é um grande desafio e, por isso, entregar mais do que líquido tem se mostrado essencial, tornando simples para os consumidores que estão chegando e que tem muita coisa nova para assimilar.

Uma cervejaria de vivência, como eles definem a marca, pronta para chegar com bons goles e bons brindes ao mercado aquecido e competitivo das cervejas artesanais brasileiras.


Serviço

  • O quê: rUeRa
  • Como: e-commerce (PF) da rUeRa www.ruera.com.br, para comprar e vender (comercial): (19) 99150-5111 (whatsapp) com Fernanda Brito