Brew Master Global da Heineken palestra no Instituto da Cerveja Brasil

Bate-papo Água, Malte e Lúpulo, com Willem van Waesberghe, tem inscrições abertas

Com 20 anos de Heineken, Willem é o principal mestre-cervejeiro da empresa (Foto: Divulgacão)

No dia 13 de junho, o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) recebe o Brew Master Global da Heineken, Willem van Waesberghe, para a palestra Água, Malte e Lúpulo. O bate-papo, que começa às 19h30min, trata de temas como o cenário atual da cerveja no mundo, novidades e desafios do setor. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Entre alguns dos assuntos estão o crescente interesse do consumidor sobre a origem e a qualidade da cerveja; a popularização da cerveja artesanal, e como este movimento está influenciando a indústria cervejeira. Ao final, Van Waesberghe responderá dúvidas do público. Para participar, as inscrições podem ser feitas no site do ICB e custam R$ 30. Todo o valor arrecadado será revertido para a Campanha do Agasalho promovida pelo ICB. A palestra também será transmitida em live stream pela fanpage da Heineken e do instituto.

Willem van Waesberghe é o mestre-cervejeiro da Heineken, com sede em Amsterdam e Zoeterwoude, Holanda, e mais de 160 países que fabricam a cerveja em todo o mundo. A Heineken, cuja história como fabricante de cerveja remonta a 1864, é uma das maiores produtoras internacionais de cerveja, disponível em quase todos os países do planeta.

Willem supervisiona a Associação de Fabricação da Heineken, coordenando, treinando e fazendo a conexão entre os mestres-cervejeiros da Heineken e seus parceiros comerciais é responsável por conduzir a paixão pela qualidade e pela arte. Ele é mestre em Geoquímica pela Universidade Estadual Utrecht, com MBA pela Escola de Administração de Roterdam e começou seu treino em fabricação de cerveja com o Diploma Siebel de Tecnologia Cervejeira, Turma de 1992. Willem está há 20 anos na empresa e conhece muito de tendências de mercado e negócios.

A Heineken Brasil chegou ao país em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país, a empresa gera cerca de 2 mil empregos e possui seis cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Feira de Santana (BA) e Pacatuba (CE). Com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros, são produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Heineken, Desperados, Sol, Kaiser, Kaiser Radler, Bavaria, Bavaria Premium, Bavaria 0,0%, Família Xingu e Amstel.

A companhia importa ainda as marcas, Dos Equis, do México, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria e Murphy’s Irish Stout, da Irlanda. Marca de cerveja Premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A HEINEKEN International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. HEINEKEN opera 165 cervejarias em mais de 70 países.

Fundado em 2010 por Kathia Zanatta, 1ª Sommèliere de cervejas nacional formada pela prestigiada Doemens Academy, na Alemanha, junto a Alfredo Ferreira, mestre-cervejeiro pela mesma escola, e o empresário Estácio Rodrigues, o Instituto da Cerveja Brasil é a primeira escola de ensino cervejeiro voltada à formação de Sommeliers de cerveja no país.

A instituição, com sede de 500 metros quadrados no bairro de Moema, em São Paulo, oferece cursos, dos introdutórios aos profissionalizantes, e atua em outros cinco Estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O ICB já formou mais de dois mil alunos e participa ativamente da difusão e da consolidação da cultura cervejeira no mercado nacional. Em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers, o instituto também criou o 1º Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas, a mais importante competição do segmento no país. Em 2015, a escola recebeu o aval de uma das mais reconhecidas universidades do setor cervejeiro, a alemã Weihenstephan, para o curso de Tecnologia Cervejeira.


Serviço

  • O que: palestra Água, Malte e Lúpulo com o Brew Master Global da Heineken, Willem van Waesberghe
  • Quando: 13 de junho, às 19h30min
  • Quanto: inscrições a R$ 30, no site do instituto
  • Onde: Instituto da Cerveja Brasil (Avenida dos Carinás, 417)