Instituto da Cerveja Brasil estreia nova grade de cursos

De junho a agosto, o ICB promove cursos de introdução, formação e especialização em 3 Estados

Com sedes em São Paulo e Santo André, instituto oferece cursos também em outros Estados, como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação) 

Com sedes em São Paulo e Santo André, instituto oferece cursos também em outros Estados, como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação) 

Estão abertas as inscrições para a nova grade de cursos do Instituto da Cerveja Brasil, no período de junho a agosto. Na capital paulista, serão três turmas de Formação de Sommelier de Cervejas (às terças e quintas, ou sábados, ou intensivo no mês de julho), além de um Workshop Avançado de Lúpulo e da Especialização em Análise Sensorial e Off-Flavours. Em Piracicaba (SP) e Porto Alegre (RS) também haverá oportunidade para quem quiser se formar sommelier de cervejas. Já a nova sede do ICB, em Santo André (SP), oferece, pela primeira vez, o curso Introdução ao Universo das Cervejas Especiais.

Na capital fluminense, entrarão para a grade dois cursos inéditos. Em junho, começa o Curso Avançado de Tecnologia Cervejeira, que leva aos participantes os principais conceitos de todo processo produtivo da cerveja, desde a malteação até o envasamento, passando por importantes aspectos de qualidade fisico-química, microbiológica e sensorial.

Outra novidade é a Especialização em Estilos - Mestre em Estilos, primeira especialização para o Sommelier de Cerveja. Também estão previstos workshops de curta duração, como o de harmonização de cervejas e queijos artesanais, com a Sommèliere Kathia Zanatta e Bruno Cabral, da Mercearia Mestre Queijeiro.

Para participar desta e de outras formações, os interessados devem acessar o site www.institutodacerveja.com.br, e efetuar o pagamento no cartão de crédito ou boleto. Confira a agenda com mais detalhes abaixo:


Agenda de Cursos

(junho/julho/agosto)


Curso Avançado de Tecnologia Cervejeira - A partir de 4 de junho no Rio de Janeiro (RJ)

Em parceria com a Universidade de Weihenstephan, o curso visa capacitar o participante em temas variados relacionados ao universo cervejeiro, com aperfeiçoamento técnico na teoria e na prática, para que ele possa iniciar carreira como cervejeiro profissional em cervejarias de pequeno, médio ou grande porte. Saiba mais aqui.


Curso Avançado de Tecnologia Cervejeira - A partir de 9 de junho em São Paulo (SP). Saiba mais aqui.


Curso de Formação Profissional Sommelier de Cervejas - A partir de 9 de junho em São Paulo (SP)

Tem como objetivo capacitar o participante em temas variados relacionados ao universo cervejeiro para atuar como sommelier profissional ou como consultor ou assessor nos mais diversos segmentos do mercado, incluindo lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias. De modo geral o curso tem como objetivo dar ao aluno uma visão real e abrangente da profissão, além de propiciar eficiente e intensivo treinamento prático em tudo o que diz respeito à atuação do sommelier de cervejas nos diferentes locais em que exerça sua atividade. Saiba mais aqui.


Curso de Formação Profissional de Sommelier de Cervejas - A partir de 13 de junho em Piracicaba (SP). Saiba mais aqui.


Curso de Formação Profissional de Sommelier de Cervejas (Intensivo) - A partir de 2 de julho em São Paulo (SP).

Com o mesmo conteúdo oferecido no curso de formação de profissional de Sommelier, este é voltado para quem tem pressa de ingressar no mercado de trabalho. Saiba mais aqui.


Curso de Formação Profissional de Sommelier de Cervejas (Sábados) - A partir de 9 de julho em São Paulo (SP). Saiba mais aqui.


Curso de Formação Profissional de Sommelier de Cervejas - A partir de 6 de agosto em Porto Alegre (RS). Saiba mais aqui.


Workshop Avançado de Lúpulo - A partir do dia 5 de julho em São Paulo (SP)

Ministrado pelo especialista e Prof. Georg Drexler (Technical Services Manager do Barth-Haas Group na Alemanha), o workshop é uma iniciativa entre o Instituto da Cerveja e o grupo Barth-Haas (Hops Academy), uma das maiores empresas produtora de lúpulo do mundo. O participante faz um verdadeiro mergulho no universo do lúpulo e suas características, com foco em técnica avançadas de utilização e dry-hopping. Saiba mais aqui.


Curso de Introdução ao Universo das Cervejas Especiais - A partir de 20 de julho em Santo André (SP)

Visa levar informações e curiosidades gerais sobre este universo tão vasto, porém de forma muito leve e descontraída e com muita degustação. Ao final o aluno estará apto em selecionar de forma adequada e consciente a sua cerveja. Saiba mais aqui.


Curso de Especialização em Estilos - Mestre em Estilos® - A partir de 30 de julho no Rio de Janeiro (RJ)

Primeira e única especialização para o Sommelier de Cervejas formado, este curso é baseado no Brewers Association Styles Guidelines® e tem como objetivo treinar profundamente o conhecimento do Sommelier de Cervejas nos numerosos estilos de cervejas. O curso é uma grande imersão no universo das escolas cervejeiras, passando detalhadamente pelos países que as compõe, destrinchando história, dezenas de estilos e sub-estilos. Saiba mais aqui.


Curso de Especialização em Harmonização - A partir do dia 1º de agosto em São Paulo (SP)

Tem como objetivo aprofundar o conhecimento do Sommelier de cervejas nos princípios de harmonização, com base em um maior conhecimento das técnicas culinárias e produções da gastronomia internacional, estilos de cerveja e serviço adequado. O treinamento teórico e prático que será realizado durante as aulas proporcionará um desenvolvimento intenso dos profissionais. Saiba mais aqui.


Curso de Especialização em Análise Sensorial e Off-Flavours - A partir do dia 10 de agosto em São Paulo (SP)

Focado em profissionais que desejam desenvolver habilidades avançadas de degustação de cervejas e identificação de off-flavours (defeitos sensoriais), com a utilização das cápsulas Aroxa®. Saiba mais aqui.


Workshop de Harmonização Cerveja e Queijo - Dia 03 de agosto em São Paulo (SP)

De que forma combinar queijos artesanais brasileiros com cervejas especiais? Em uma aula ministrada pela Sommelière Kathia Zanatta e pelo especialista Bruno Cabral, proprietário da Mercearia Mestre Queijeiro, os alunos aprenderão a harmonizar queijos como o da Serra da Canastra e do Azul de Cabra, com variedades da bebida. Além disso, vão aprender um pouco mais sobre o processo de produção, particularidades e curiosidades sobre estes dois universos. Inscrições pelo site www.foodpass.com.br. O valor do workshop é de R$ 120.