Oktobersete movimenta Sete Lagoas/MG

Segunda edição da festa se realiza em 14 de outubro, com entrada franca

Evento tem competições e atrações inspiradas nas festas típicas alemãs (Foto: Divulgação)

A cidade mineira de Sete Lagoas, a 60 quilômetros de Belo Horizonte (MG), recebe no dia 14 de outubro de 2017 a segunda edição do Oktobersete. É um festival de cerveja artesanal e gastronomia com atrações culturais alemãs. Em 2016, cerca de 14 mil pessoas passaram pelo evento, com entrada gratuita, realizado em um único sábado, de 11h às 23h. Para este ano, a organização garante que os atrativos serão ainda melhores. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Durante o festival, diversas bandas de rock, blues e pop rock se apresentam no palco, que intercala competições masculinas e femininas de Speed Chopp, também conhecida como chope no metro, concursos de trajes típicos alemães, Ein Prost (brinde coletivo) e muita interação com o público.

São 16 cervejarias artesanais mineiras, com registro no MAPA, com número ilimitado de rótulos em cada uma, assim, seguindo a tendência de outros festivais, a expectativa é que os amantes das cervejas terão mais de 80 rótulos à disposição para degustar. Para não deixar ninguém com fome, 6 restaurantes apresentarão em seu cardápio seus melhores preparos, sendo que pelo menos um destes deve ser tipicamente alemão.

O local escolhido é o Parque Náutico Lagoa da Boa Vista, um dos principais pontos turísticos de Sete Lagoas cercado por árvores e belezas naturais. Para oferecer um clima ainda mais agradável, um biergarten é montado no centro da área do evento.

O evento é organizado pelo Grupo Cervegerais, formado por empresários e entusiastas do mundo cervejeiro artesanal. O grupo é responsável pelas organizações dos festivais Cervegerais, espalhados pelo estado mineiro e de destaque em qualidade. O Barão Cervejeiro é um empório com mais de 150 rótulos de cervejas artesanais além de insumos e equipamentos para produção caseira. O empresário Denilson Lanza é proprietário do Ferro Velho Pub, casa de shows da região. Com o objetivo de fomentar o setor cervejeiro artesanal, o grupo Homebrew Sete Lagoas atua forte nos eventos realizados pelo Cervegerais. Responsável pela produção de mega eventos em Minas Gerais, o empresário Renatinho Pé da Vaca se juntou ao grupo Cervegerais para organização do Oktobersete.

Segundo Daniel Lanza, do empório Barão Cervejeiro, o objetivo é fazer do Oktobersete o maior oktoberfest do Minas Gerais.

“Estamos realmente focados em realizar o melhor festival já realizado pelo Grupo Cervegerais e transformar o Oktobersete em uma festa maravilhosa. A decoração embelezará ainda mais o local, que já é perfeito. As cervejarias e restaurantes foram escolhidos com a garantia de que excelentes produtos serão oferecidos ao público presente. No palco, quem conhece o Cervegerais sabe a qualidade das atrações. Tanto o público sete-lagoano quanto os turistas se surpreenderão com o Oktobersete”, afirma Daniel.

Outras características dos eventos do grupo Cervegerais são a qualidade da estrutura e a segurança. Além do efetivo da Polícia Militar, equipes contratadas de segurança, brigadistas e médica garantem a segurança e atendimento de emergência com eficiência, se necessária. Tendas, mesas e banheiros são montados e recebem manutenção e limpeza contínua.

Por se tratar de um evento aberto ao público, a prefeitura de Sete Lagoas é o grande apoiador do evento e uniu diversas secretarias para garantir o sucesso do Oktobersete em todos os aspectos.

O Oktobersete também é uma oportunidade para alavancar o turismo da cidade repleta de belezas naturais e de fácil acesso. Neste quesito, o objetivo da organização é bater o número de turistas do ano anterior, cerca de 35%.

Informações Turísticas

Ônibus Interurbano – BH/Sete Lagoas/BH: Expresso Setelagoano

Aeroporto: Aeroporto Internacional de Confins (48 Km pela MG 424)

Principais acessos rodoviários: BR 040 (Belo Horizonte – Brasília) e MG 424 (Belo Horizonte – Confirns – Sete Lagoas)

Transporte interno: Uber, taxis e linhas de ônibus urbanas.

Principais pontos turísticos: Lagoa Paulino, Parque Náutico Lagoa da Boa Vista, Gruta Rei do Mato, Serra de Santa Helena, Parque da Cascata, Museu Ferroviário, Museu Histórico Municipal, Casarão – Centro Cultural Nho Quim Drummond, Capela de Santa Helena e Catedral de Santo Antônio.


Serviço

  • O quê: Oktobersete
  • Quando: 14 de outubro, a partir das 11h
  • Onde: Parque Náutico Lagoa da Boa Vista, em Sete Lagoas (MG)
  • Quanto: entrada gratuita